Companhia Docas de Santana Companhia Docas de Santana
  • Docas de Santana
    • Institucional
      • Breve Resumo do Porto
      • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • Relatórios da Diretoria
    • Conselhos
    • Ambiental
    • Licitações
    • Contratos
    • Estrutura Portuária
    • Acesso e Localização
  • Operacionais
    • Informações Operacionais
    • Programação de Navios
    • Tarifas Portuárias
    • Estatísticas
    • Áreas para uso temporário
    • Previsões de marés
    • Despachantes
    • Operadores Portuários
  • Segurança
    • Guarda Portuária
    • ISPS CODE
    • Acesso ao Porto
    • Credencias e Área
  • Informações
    • Tábua de Maré
    • Previsão do Tempo
    • Portal da Transparência
    • Contato

Contact Us

  • 4517 Washington Ave. Manchester, Kentucky 39495
  • (201) 555-0124
  • hello@purityiv.com

A+    |     A-    |     Contraste    |     Libras    |     Leitor de Tela     |         |         |         |         |         |         |         |    Webmail

Companhia Docas de Santana Companhia Docas de Santana
  • Docas de Santana
    • Institucional
      • Breve Resumo do Porto
      • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • Relatórios da Diretoria
    • Conselhos
    • Ambiental
    • Licitações
    • Contratos
    • Estrutura Portuária
    • Acesso e Localização
  • Operacionais
    • Informações Operacionais
    • Programação de Navios
    • Tarifas Portuárias
    • Estatísticas
    • Áreas para uso temporário
    • Previsões de marés
    • Despachantes
    • Operadores Portuários
  • Segurança
    • Guarda Portuária
    • ISPS CODE
    • Acesso ao Porto
    • Credencias e Área
  • Informações
    • Tábua de Maré
    • Previsão do Tempo
    • Portal da Transparência
    • Contato

 

Obras da CIANPORT continuam em ritmo acelerado
16.jun.

Em obras na área da Companhia Docas de Santana desde o final do ano de 2012, a empresa Companhia Norte de Navegação e Portos S.A (CIANPORT) tem acelerado a construção de três silos para armazenamento de grãos no porto.

Após a preparação da fundação dos silos, durante o ano de 2013, a empresa começou a montagem dos silos no início deste ano. Cerca de 60% já foi montado do primeiro silo. A previsão da CIANPORT é que em 95 dias finalizem a montagem dos três silos.

Segundo o gerente da empresa no Amapá, Gilberto Coelho, todos os materiais para a construção dos silos foram enviados do Rio Grande do Sul. Mas, a maior parte da mão-de-obra está sendo do Estado do Amapá. “Investimos na mão-de-obra local, é tanto que 95% dos nossos funcionários são do Amapá”, afirmou o Gerente.

Montagem

Com altura de 30 metros, a primeira parte a ser construída do silo é a sua fundação civil, em seguida monta-se o teto para que depois sejam colocados os anéis. Cada silo terá a capacidade para armazenar 18 mil toneladas de grãos. Em média, A montagem de cada um leva 30 dias para ser finalizada.

Entenda como vai funcionar

Segundo Luiz Antonio Pagot, ex-presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), durante entrevista ao Valor, esta é a primeira parte de um projeto mais ambicioso. Além da construção dos silos na área da CDSA, a empresa dará início à construção de um porto privativo, na Ilha de Santana, onde terá uma frota fluvial de 60 barcaças e seis empurradores. Juntas, essas obras para o escoamento pelo Norte demandarão aporte de R$ 613 milhões, a maior parte financiado.

Na nova rota para os grãos, parte da soja e do milho produzidos no Centro-Oeste seguirão de caminhão pela BR-163 até o distrito paraense de Miritituba, à margem direita do rio Tapajós, onde será transferida a barcaças que descerão até o porto de Santana. Após 2017, esse escoamento também deverá já contar com a opção do Terminal de Uso Privativo (TUP), na Ilha de Santana. A fábrica de processamento ficará perto dele.

Segundo Pagot, o escoamento será pequeno na safra 2015/16 - de "500 mil toneladas no máximo". A expectativa é chegar a 1,8 milhão de toneladas em 2016/17 e a 3,5 milhões a partir de 2017/18. Mas, ele explica que os investimentos mais vultosos são justamente os que mais agregarão valor à rota logística - R$ 170 milhões no terminal privativo, R$ 251 milhões nas barcaças e empurradores e R$ 110 milhões na planta de processamento de soja, que será administrada por uma das sócias da Cianport.

Os planos da empresa para a região reverberam estratégias semelhantes de grandes grupos multinacionais que atuam no Brasil, como Bunge, Cargill e ADM. Todos têm grandes investimentos previstos em portos no Pará, que despontou como o mais novo canal de escoamento de grãos de Mato Grosso para o exterior. Hoje, a maioria esmagadora dos grãos embarcados do Brasil saem pelos portos do Sul e Sudeste, congestionados e mais distantes. Enquanto a concorrência se posicionou em Miritituba e em portos em Santarém e Barcarena, todos no Pará, a Cianport optou por Miritituba e subiu um pouco mais - levantou suas instalações portuárias no Amapá. A escolha tem relação com o potencial de expansão do plantio de soja no Estado amazônico, que complementaria a carga do Centro-Oeste, e com o fato de as lavouras estarem na "boca" do porto.

"Será a tonelada de soja mais rentável do mundo", afirmou um concorrente. "A soja sairá do campo direto para o porto da Cianport. Isso significa custo zero de frete ou US$ 100 a menos por tonelada de soja". Com boas condições climáticas e solo fértil, o Cerrado amapaense tem despertado o interesse de pequenos e médios produtores e até de grandes grupos vindos de regiões tradicionais. Estimativas do governo estadual apontam para um plantio potencial de até 350 mil hectares de soja no Amapá, ante os 9 mil atuais. (Fonte: Valor Econômico)

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa - CDSA)

Artigo anterior: CDSA realiza ação do Projeto Social Anterior Próximo artigo: Empresários estimam movimentação em 2015 na CDSA Próximo


Últimas Notícias

  • Avanço: Ministério dos Portos e Aeroportos garante R$ 12 milhões para pavimentação de vias da CDSA
    Avanço: Ministério dos Portos e Aeroportos garante R$ 12 milhões para pavimentação de vias da CDSA
    Notícias 16.set.
  • CDSA recebe a visita de grupo empresarial com atuação na área de petróleo e gás
    CDSA recebe a visita de grupo empresarial com atuação na área de petróleo e gás
    Notícias 12.set.
  • Histórico: Navio chinês atraca em Santana inaugurando nova rota marítima entre China e Brasil
    Histórico: Navio chinês atraca em Santana inaugurando nova rota marítima entre China e Brasil
    Notícias 01.set.
  • Membros da Antaq realizam visita institucional às dependências da CDSA
    Membros da Antaq realizam visita institucional às dependências da CDSA
    Notícias 01.set.
  • CDSA recebe a visita do Bispo da Diocese de Macapá Dom Antônio Assis
    CDSA recebe a visita do Bispo da Diocese de Macapá Dom Antônio Assis
    Notícias 27.ago.

Docas de Santana

  • Institucional
    • Breve Resumo do Porto
    • Missão, Visão e Valores
  • Legislação
  • Relatórios da Diretoria
  • Conselhos
  • Ambiental
  • Licitações
  • Contratos
  • Estrutura Portuária
  • Acesso e Localização

Operacionais

  • Informações Operacionais
  • Programação de Navios
  • Tarifas Portuárias
  • Estatísticas
  • Áreas para uso temporário
  • Previsões de marés
  • Despachantes
  • Operadores Portuários

Segurança

  • Guarda Portuária
  • ISPS CODE
  • Acesso ao Porto
  • Credencias e Área

Informações

  • Tábua de Maré
  • Previsão do Tempo
  • Portal da Transparência
  • Contato
R. Cláudio Lúcio Monteiro, 1380 Novo Horizonte, Santana - AP, 68925-000. Telefone +55 (96) 3281-7401