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Tarifa Portuária
20.fev.

Estrutura Tarifária Vigente - A partir de 26 de fevereiro de 2025

Portaria nº 016-2025 (CDSA) - Descontos tarifários

Portaria nº 010-2025 (CDSA) - Reajuste tarifário do Porto Organizado de Santana - AP (DG 3/2025)

Deliberação nº 03, de 15 de janeiro de 2025 (ANTAQ) - Aprovação de reajuste tarifário do Porto Organizado de Santana - AP

TABELA I

TABELA I
Infraestrutura de Acesso Aquaviário.

1Tarifa fixa por acesso aquaviário (entrada e saída) de uma embarcação.  
2Tarifa variável, pela tonelagem de porte bruto da embarcação (TPB / DWT): 
2.1Para operações de longo curso: 
2.1.1De carga geral ou de projeto, solta 
2.1.1.1De carga viva (Animais)1,09
2.1.1.2Demais cargas gerais ou de projeto, solta2,01
2.1.2De carga geral, conteinerizada 
2.1.2.1Contêiner Cheio0,63
2.1.2.2Contêiner Vazio0,28
2.1.3De granéis sólidos 
2.1.3.1Trigo0,58
2.1.3.2Fertilizantes1,56
2.1.3.3Minério, Madeira e demais granéis sólidos2,01
2.1.4De granéis líquidos2,01
2.1.5De petróleo, de seus derivados ou outros combustíveis 2,01
2.1.6De embarcações do tipo roll-on roll-off 1,02
2.1.7De embarcações de turismo ou de transporte de passageiros 0,56
2.1.8De carga perigosa ou tóxica  
2.1.9Com outros fins ou que não movimentam carga, inclusive fundeio para abastecimento 0,99
2.2Para operação de cabotagem ou navegação interior: 
2.2.1De carga geral ou de projeto, solta 
2.2.1.1De carga viva (Animais)1,09
2.2.1.2Demais cargas gerais ou de projeto, solta2,01
2.2.2De carga geral, conteinerizada 
2.2.2.1Contêiner Cheio0,63
2.2.2.2Contêiner Vazio0,28
2.2.3De granéis sólidos 
2.2.3.1Trigo0,58
2.2.3.2Fertilizantes1,56
2.2.3.3Minério, Madeira e demais graneis sólidos2,01
2.2.3.4 Para quaisquer granéis sólidos embarcado, desembarcado ou baldeado por Balsa ou Barcaça1,19
2.2.4De granéis líquidos2,01
2.2.5De petróleo, de seus derivados ou outros combustíveis 2,01
2.2.6De embarcações do tipo roll-on roll-off 1,02
2.2.7De embarcações de turismo ou de transporte de passageiros 0,56
2.2.8De carga perigosa ou tóxica  
2.2.9Com outros fins ou que não movimentam carga, inclusive fundeio para abastecimento0,99
3.Tarifa fixa para fundeio de embarcações de longo curso, de cabotagem, de navegação interior, de apoio marítimo, por período de 24 horas 416,64
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Regras de Aplicação Adcionais
5.Para os casos em que a infraestrutura aquaviária do porto organizado não suportar o porte bruto máximo das embarcações:
5.1 O valor unitário para a Tonelada de Porte Bruto (TPB) previsto para o item 2 desta Tabela será abatido em montante proporcional à diferença entre a carga máxima permitida e a frustrada para transporte no navio frente a sua capacidade registrada, sempre que tal embarcação, ao trafegar no canal de acesso, esteja impossibilitada de navegar em segurança no calado divulgado previamente pela autoridade portuária, em decorrência da ausência de condições típicas e adequadas de profundidade no canal, nas bacias de evolução e nos berços de atracação junto às instalações de acostagem.  5.2 Não estão incluídas na regra 5.1 as situações decorrentes de baixa maré, déficit de dragagem de berço sob responsabilidade de arrendatários, berços sem a extensão necessária, agendamento de navios atípicos ou para os quais o porto não está dimensionado, restrições eventuais da autoridade marítima, decisões do comandante da embarcação, condições ou avarias nas embarcações que não permitam a sua plena capacidade registrada, ou quando o armador se apresta de embarcação maior que a necessária para a carga a que realmente se destina, comercialmente, o porto.5.3 A regra 5.1 não pode ser utilizada com desvio de finalidade com vistas a transformar a métrica TPB em tonelada de carga desembarcada ou embarcada. 8. Sobre as embarcações que movimentarem gêneros de pequena lavoura, os produtos de pesca exercida por pescadores artesanais, utilizando pequenas embarcações e aparelhamento individual de pesca, e outros artigos movimentados em instalações rudimentares ou em pontos determinados pela administração do porto, quando se
destinarem ao abastecimento do mercado da cidade e descarregados por conta dos respectivos donos, sem interferências de operador portuário e em locais previamente determinados pela Administração do Porto;
9. Sobre as embarcações de tráfego local, inclusive as destinadas a atividades de turismo, escunas, iates e outras embarcações de pequeno porte, bem como as lanchas e botes para transporte de passageiros e tripulantes dos navios em operação no porto, as lanchas de práticos, rebocadores, barcaças e outras embarcações de apoio às operações portuárias.
10. Combustível, água e gêneros alimenơcios destinados, exclusivamente, ao consumo de bordo, os volumes de cabine que constituam bagagem de passageiros e tripulantes (bagagem acompanhada) e os que contenham amostras de nenhum ou pequeno valor, conforme despacho aduaneiro ou documento de desembaraço equivalente;
Franquias ou Isenções
3. Para as embarcações com perfil misto de carga, será considerado, para efeito de cobrança da modalidade 2.1.1.2 desta Tabela, o enquadramento na tarifa de maior valor.
4. Para as embarcações da navegação interior serão aplicadas as taxas estabelecidas para os navios de cabotagem e de longo curso com desconto de 50% (cinquenta por cento), em todos os casos.
5. A autoridade portuária poderá adotar descontos progressivos pelo total de movimentação anual.

 

TABELA II

TABELA II
Instalações de Acostagem

1.Para todos os berços: 
1.1.Por metro linear de instalação ocupada por embarcação, por hora ou fração, até o limite de 48 horas: 
1.1.1Para operações de longo curso no berço 0,67
1.1.2Para operação de cabotagem ou navegação interior 0,67
1.2.Por metro linear de instalação ocupada por embarcação, por hora ou fração, após 48 horas: 
1.2.1Para operações de longo curso no berço 0,67
1.2.2Para operação de cabotagem ou navegação interior 0,67
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Regras de Aplicação Adcionais
1. Os navios militares, quando não em operação comercial;
2. As embarcações que movimentarem gêneros de pequena lavoura, produtos de pesca exercida por pescadores artesanais, utilizando pequenas embarcações e aparelhamento individual de pesca, e outros artigos movimentados em instalações rudimentares ou em pontos determinados pela administração do porto, quando se destinarem ao abastecimento do mercado da cidade e descarregados por conta dos respectivos donos;
3. As embarcações de tráfego local como as lanchas e botes para transporte de passageiros e tripulantes dos navios em operação no porto, as lanchas de práticos, rebocadores e outras embarcações de apoio às operações portuárias.
Franquias ou Isenções
9. As taxas desta tabela aplicam-se com redução de 50%, nas embarcações que atracarem a contra bordo de outras embarcações atracadas aos cais para operação de carregamento, descarga ou baldeação.
10. O valor mínimo a ser cobrado é de R$ 297,90 (Duzentos e noventa e sete reais e noventa centavos) por embarcação, por escala.

TABELA III

TABELA III
Infraestrutura Operacional ou Terrestre

1.Por tonelada de mercadoria movimentada a partir da embarcação até as instalações de armazenagem ou limite do porto, ou no sentido inverso 
1.1Carga Geral4,58
1.2Granel Sólido5,17
1.3Granel Líquido3,98
2.Por contêiner movimentado a partir da embarcação até as instalações de armazenagem ou limite do porto, ou no sentido inverso  
2.1Por contêiner cheio movimentado83,51
2.2Por contêiner vazio movimentado39,76
3.Por veículo movimentado pelo sistema roll-on roll-off. 
3.1Carreta, Reboque ou Caminhão39,76
3.2Cavalo Mecânico9,94
3.3Automóveis e Utilitários até 2 toneladas3,98
4.Por passageiro: 
4.1Embarcado ou desembarcado no porto, cuja origem seja um porto nacional.9,94
4.2Embarcado ou desembarcado no porto, cuja origem seja um porto internacional 9,94
4.3Em trânsito, independente da origem 9,94
5.Por tonelada de combustível ou inflamáveis movimentada a partir de instalações portuárias em veículo-tanque, para abastecimento de embarcações 4,58
6.Por tonelada ou fração de fornecimento de insumos de bordo 4,58
7.Por tonelada ou fração de fornecimento de insumos para atendimento a serviços de reparo e manutenção de embarcações 4,58
8.Pela permanência de veículos, vagão ou equipamentos de movimentação de carga de terceiros ou apoio à atividade off-shore, antes, durante e após a execução da operação portuária 
8.1No primeiro período de 08 (oito) horas, por acesso e por veículo, vagão ou equipamento.31,86
8.2Pelo período excedente a 08 (oito) horas, por veículo, vagão ou por equipamento, por hora ou fração.3,98
9.Por tonelada de mercadoria ou carga movimentada em sistemas de conjuntos de equipamentos.4,58
10.Por tonelada e fração de carga movimentada a partir da embarcação empregada na navegação de apoio marítimo à exploração de petróleo e gás, em apoio às atividades offshore.4,58
   
11.Por cabeça de animal vivo embarcado ou desembarcado.2,78
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Regras de Aplicação Adicionais
2. As operações não comerciais de navios da marinha de guerra;
3. Os volumes de cabine que constituírem bagagem de passageiros e tripulantes (bagagem acompanhada) e os que contenham amostras de nenhum ou pequeno valor, conforme despacho aduaneiro ou documento de desembaraço equivalente;
4. As operações de embarcações que movimentarem gêneros de pequena lavoura, produtos de pesca exercida por pescadores artesanais, utilizando pequenas embarcações e aparelhamento individual de pesca e outros artigos movimentados em instalações rudimentares ou em pontos determinados pela administração do porto, quando se destinarem ao abastecimento do mercado da cidade e descarregados por conta dos respectivos donos, sem a utilização de operadores portuários;
5. As operações das pequenas embarcações de tráfego local, inclusive as destinadas a atividades de turismo, escunas, iates e outras embarcações de pequeno porte, bem como as lanchas e botes para transporte de passageiros e tripulantes dos navios em operação no porto, as lanchas de práticos, rebocadores, barcaças e outras embarcações de apoio às operações portuárias.
Franquias ou Isenções
6. Na movimentação de mercadorias consideradas insalubres, nocivas ou perigosas, em virtude de sua natureza e embalagem ou ambiente em que forem movimentadas, as tarifas desta tabela serão acrescidas de 40%.
(...)
8. Para contêineres em trânsito (transshipment) serão aplicadas as taxas do item 2.1, por unidade movimentada, de 20 pés ou 40 pés;
9. No caso de baldeação, seja para livrar o convés ou porão da embarcação, com descarga para o cais e embarque no mesmo navio (remoção), as taxas desta tabela serão cobradas do Armador ou Agente, aplicando-se uma só vez, compreendendo as duas operações portuárias (descarga e embarque);
10. Na movimentação de gêneros alimenơcios na navegação interior, as taxas do item 1 desta Tabela serão reduzidas em 30%;
11. Nos casos em que o contêiner acondicionar carga manifestada a mais de um dono da mercadoria, a cobrança será feita por tonelada movimentada, ficando facultada a aplicação da taxa 2.1 se for definido o responsável único para o pagamento do respectivo valor;
12. Para os animais vivos as taxas desta tabela não se aplicam aos seus alimentos (feno e rações) e acessórios.
13. As taxas do item 4 aplicam-se uma única vez – no embarque ou desembarque – para os passageiros dos navios de cruzeiros marítimos, em cada escala e não se aplicam aos tripulantes das embarcações.
14. Para as mercadorias transportadas por embarcações da navegação interior – balsas ou barcaças – as taxas desta tabela são aplicadas com desconto de 50 % (cinquenta por cento).
15. Para os serviços de recebimento de cargas provenientes de terminais situados fora da área do porto organizado para fins de parametrização e liberação ou nacionalização em recinto alfandegado as taxas desta tabela serão aplicadas com desconto de 10%.

TABELA IV

Tabela IV
Movimentação de Cargas

1.Por tonelada de mercadoria movimentada a partir da embarcação até as instalações de armazenagem ou limite do porto, ou no sentido inverso. 
1.1Por tonelada de Carga Geral e Gêneros Alimentícios, movimentados Longo Curso ou Cabotagem6,68
1.2Por tonelada de Carga Geral e Gêneros Alimentícios, movimentados na navegação interior1,99
2.Por contêiner movimentado a partir da embarcação até as instalações de armazenagem ou limite do porto, ou no sentido inverso.  
2.1Contêiner Cheio99,41
2.2Contêiner Vazio69,59
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Regras de Aplicação Adcionais 
. . .
Franquias ou Isenções
6. Na paralisação de serviço por tempo superior a 60 minutos, será cobrada do requisitante a despesa integral do pessoal que permanecer inativo, quando a paralisação ocorrer por motivo de sua responsabilidade. No caso de a paralisação ocorrer por motivo de chuva ou de força maior, será cobrada do requisitante 50% da despesa do pessoal que permanecer inativo;
7. As tarifas desta tabela, quando incidentes sobre mercadoria insalubre, nociva ou perigosa, que determine pagamento de adicional de risco ao pessoal envolvido na sua operação, serão acrescidas de 40%;
8. As tarifas desta tabela serão majoradas em até 80% quando aplicadas nos serviços prestados em feriados ou horários noturnos;

TABELA V

Tabela V
Utilização de Infraestrutura de Armazenagem

1Áreas cobertas: 
1.1Mercadorias diversas de importação do estrangeiro, ainda sujeitas ao desembaraço aduaneiro, recebidas em armazéns ou pátios: 
1.1.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,36
1.1.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,13
1.2Mercadorias diversas, nacionais ou nacionalizadas, recebidas em armazéns ou pátios, por tonelada: 
1.2.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia  0,07
1.2.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,12
1.3Contêiner com mercadorias nacionais ou nacionalizadas, por unidade: 
1.3.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 1,99
1.3.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 4,33
1.4Contêiner vazio, por unidade: 
1.4.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,99
1.4.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 1,55
1.5Mercadorias a granel sólido, por tonelada: 
1.5.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia  0,07
1.5.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,12
1.6Mercadorias a granel líquido, por tonelada: 
1.6.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia  0,07
1.6.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,12
2Áreas descobertas: 
2.1Mercadorias diversas de importação do estrangeiro, ainda sujeitas ao desembaraço aduaneiro, recebidas em armazéns ou pátios: 
2.1.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,36
2.1.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,13
2.2Mercadorias diversas, nacionais ou nacionalizadas, recebidas em armazéns ou pátios, por tonelada: 
2.2.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,07
2.2.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,12
2.3Contêiner com mercadorias nacionais ou nacionalizadas, por unidade: 
2.3.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 1,99
2.3.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 4,33
2.4Contêiner vazio, por unidade: 
2.4.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,99
2.4.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 1,55
2.5Mercadorias a granel sólido, por tonelada: 
2.5.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,07
2.5.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,12
2.6Mercadorias a granel líquido, por tonelada: 
2.6.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,07
2.6.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,12
3.Veículos, por veículo e por dia. 
3.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia. 4,97
3.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 6,32
4.Carga de Projeto, por carga e por dia. 
4.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia. Convencional 
4.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia  Convencional 
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Regras de Aplicação Adicionais
. . .
Franquias ou Isenções 
11. As mercadorias de exportação serão consideradas abandonadas quando os respectivos donos deixarem de pagar as tarifas de armazenagem pelo prazo de 90 dias corridos;
(...)
13. As tarifas desta tabela quando incidentes sobre mercadoria insalubre, nociva ou perigosa, que determine pagamento de adicional de risco ao pessoal envolvido na sua operação, serão acrescidas de 40%;
14. As tarifas desta tabela remuneram as atividades prestadas os dias úteis, no horário comercial.
Quando prestadas no Sábado, serão acrescidas de 80%. Quando prestadas em feriados ou em horário extraordinário, serão acrescidas de 80%;
15. A partir da emissão da fatura dos serviços, fica assegurado o prazo de 02 dias para retirada das mercadorias sem incidência de tarifas de armazenagem;
16. A cobrança pelas cargas de projetos será estabelecida no regime de Tarifa Convencional;
17. Quando as mercadorias de um contêiner pertencerem a mais de um dono, a cobrança será feita por tonelada movimentada ficando facultada à aplicação alternativa das taxas por contêiner;
18. As taxas referentes à armazenagem de granéis sólidos são devidas pelos donos das mercadorias e aplicadas sobre as quantidades existentes ao final de cada período de 10 (dez) dias ou sobre o estoque final do período, o qual será avaliado pela seguinte expressão: estoque final no período = estoque do período anterior + quantidades entradas – quantidades saídas
19. No caso das mercadorias descarregadas em outros terminais e recebidas para fins de liberação aduaneira no recinto alfandegado do Porto de Santana a contagem do prazo de franquia iniciar-se-á na data de sua entrada e inclui a data de saída;
20. O valor mínimo para a armazenagem de granéis sólidos é de R$ 5.964,69 (Cinco mil, novecentos e sessenta e quatro reais, e sessenta centavos), por cada período.21. O valor mínimo para a armazenagem dos itens 1.1 e 2.1, por cada período será de:-Contêiner 20´R$ 1.400,00;   -Contêiner 40´R$ 1.700,00.

TABELA VI

Tabela VI
Utilização de Equipamentos

1Pela utilização de guindaste elétrico de pórtico, por hora ou fração: 
1.1Com capacidade até 5 toneladas.69,59
1.2Com capacidade superior a 5 toneladas.69,59
3Pela utilização de empilhadeira, por hora ou fração.-
3.1Com capacidade até 3 toneladas 89,47
3.2Com capacidade superior a 3 toneladas 133,22
3.3Empilhadeira de Alcance (Reach Stacker), por hora ou fração596,47
4Pela utilização de autoguindaste, por hora ou fração.1.093,52
8Pela utilização de carreta, por hora ou fração.69,59
10Pela utilização de trator, por hora ou fração.139,18
15Pela utilização de balança rodoviária, por hora ou fração.54,51
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Franquias ou Isenções
. . .
Regras de Aplicação Adicionais
5. Na paralisação dos equipamentos requisitados, por motivo de chuva ou de força maior, será cobrada do requisitante, a ơtulo de custo de disponibilidade, 30% das tarifas que constam desta tabela.
6. A utilização dos equipamentos portuários para a realização de serviços fora do recinto do porto será objeto de negociação específica em que os valores serão estabelecidos conforme a natureza, prazo de execução e outras condições, não podendo ser inferiores aos fixados nesta tabela, nem ser realizados fora da área da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana – ZLCMS.
7. Aparelho de Manuseio de Contêineres (Spreader) consta do item 1 dessa Tabela.

TABELA VII

Tabela VII
Diversos Padronizados

1.Pela entrega de água potável, através de tubulação, à embarcação ou consumidor instalado na área do porto, por m³ por mês ou fração 0,99
2.Pela entrega de energia elétrica: 
2.1à embarcação ou consumidor instalado na área do porto, por kWh por mês ou fração0,30
2.2para contêiner refrigerado ou para unidade refrigeradora tipo clip-on, por dia ou fração43,75
3.Pelo carregamento ou descarga de mercadoria em veículo de terceiros, por tonelada de carga7,90
4.Pela pesagem de mercadoria carregada em veículo de terceiros, por veículo de transporte2,12
5.Pela pesagem de tara de veículos de terceiros, por veículo de transporte 2,12
6.Pela pesagem de mercadorias carregadas em vagões ou outros veículos, por tonelada ou fração 1,25
7.Pelo controle, conferência, termo de vistoria ou verificação de peso no recebimento ou na entrega de mercadoria ou carga, por tonelada ou fração ..1,88
8.Pela retirada de amostra no recebimento na entrega de mercadoria ou carga, por amostra.10,02
9.Pela consolidação ou desconsolidação de contêiner, por unidade 243,56
10.Pela utilização de área em armazéns com fins diversos à armazenagem, por m², por dia .6,91
11.Pela utilização de área em pátios, por m², por dia 0,23
12.Pelo fornecimento de certidões ou certificados, por unidade  
12.1Certificado de Operador Portuário1.426,91
12.2Emissão de certidões diversas ou crachá de acesso78,92
13.Pelo cadastramento de veículos de transporte, para trânsito na área do porto organizado, por veículo35,29
14.Pela utilização de área coberta em caráter temporário e precário para o atendimento ou apoio à operação portuária, por m², por dia 5,18
15.Pela utilização de área descoberta em caráter temporário e precário para o atendimento ou apoio à operação portuária, por m², por dia.3,08
16.Guarda como fiel depositário de mercadorias em áreas arrendadas ou públicas, por dia.79,55
18.Pelos serviços de amarração e desamarração de embarcações, por embarcação atracada e por manobra2.078,59
19.Pela inspeção não invasiva de cargas conteinerizadas, por contêiner inspecionado.827,62
20.Pela retirada de resíduos sólidos não perigosos do cais, por hora 258,47
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Regras de Aplicação Adicionais
. . .
Franquias ou Isenções 

4. As tarifas desta tabela, quando incidentes sobre mercadoria insalubre, nociva ou perigosa, que determine pagamento de adicional de risco ao pessoal envolvido na sua operação, serão acrescidas de 40%.

Estrutura Tarifária Anterior - Vigente até 25 de fevereiro de 2025

Portaria nº 062-2024 (CDSA) - Prorrogação da Portaria 068-2023

Portaria nº 068-2023 (CDSA) - Descontos Tarifários

Deliberação nº 32, de 8 de maio de 2023 (ANTAQ) - Aprovação de reajuste tarifário do Porto Organizado de Santana - AP

TABELA I

TABELA I
Infraestrutura de Acesso Aquaviário.

1Tarifa fixa por acesso aquaviário (entrada e saída) de uma embarcação.  
2Tarifa variável, pela tonelagem de porte bruto da embarcação (TPB / DWT): 
2.1Para operações de longo curso: 
2.1.1De carga geral ou de projeto, solta 
2.1.1.1De carga viva (Animais)1,00
2.1.1.2Demais cargas gerais ou de projeto, solta1,84
2.1.2De carga geral, conteinerizada 
2.1.2.1Contêiner Cheio0,57
2.1.2.2Contêiner Vazio0,26
2.1.3De granéis sólidos 
2.1.3.1Trigo0,53
2.1.3.2Fertilizantes1,43
2.1.3.3Minério, Madeira e demais granéis sólidos1,84
2.1.4De granéis líquidos1,84
2.1.5De petróleo, de seus derivados ou outros combustíveis 1,84
2.1.6De embarcações do tipo roll-on roll-off 0,94
2.1.7De embarcações de turismo ou de transporte de passageiros 0,51
2.1.8De carga perigosa ou tóxica  
2.1.9Com outros fins ou que não movimentam carga, inclusive fundeio para abastecimento 0,91
2.2Para operação de cabotagem ou navegação interior: 
2.2.1De carga geral ou de projeto, solta 
2.2.1.1De carga viva (Animais)1,00
2.2.1.2Demais cargas gerais ou de projeto, solta1,84
2.2.2De carga geral, conteinerizada 
2.2.2.1Contêiner Cheio0,57
2.2.2.2Contêiner Vazio0,26
2.2.3De granéis sólidos 
2.2.3.1Trigo0,53
2.2.3.2Fertilizantes1,43
2.2.3.3Minério, Madeira e demais graneis sólidos1,84
2.2.3.4 Para quaisquer granéis sólidos embarcado, desembarcado ou baldeado por Balsa ou Barcaça1,09
2.2.4De granéis líquidos1,84
2.2.5De petróleo, de seus derivados ou outros combustíveis 1,84
2.2.6De embarcações do tipo roll-on roll-off 0,94
2.2.7De embarcações de turismo ou de transporte de passageiros 0,51
2.2.8De carga perigosa ou tóxica  
2.2.9Com outros fins ou que não movimentam carga, inclusive fundeio para abastecimento0,91
3.Tarifa fixa para fundeio de embarcações de longo curso, de cabotagem, de navegação interior, de apoio marítimo, por período de 24 horas 382,34
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Franquias ou Isenções
8. Sobre as embarcações que movimentarem gêneros de pequena lavoura, os produtos de pesca exercida por pescadores artesanais, utilizando pequenas embarcações e aparelhamento individual de pesca, e outros artigos movimentados em instalações rudimentares ou em pontos determinados pela administração do porto, quando se
destinarem ao abastecimento do mercado da cidade e descarregados por conta dos respectivos donos, sem interferências de operador portuário e em locais previamente determinados pela Administração do Porto;
9. Sobre as embarcações de tráfego local, inclusive as destinadas a atividades de turismo, escunas, iates e outras embarcações de pequeno porte, bem como as lanchas e botes para transporte de passageiros e tripulantes dos navios em operação no porto, as lanchas de práticos, rebocadores, barcaças e outras embarcações de apoio às operações portuárias.
10. Combustível, água e gêneros alimenơcios destinados, exclusivamente, ao consumo de bordo, os volumes de cabine que constituam bagagem de passageiros e tripulantes (bagagem acompanhada) e os que contenham amostras de nenhum ou pequeno valor, conforme despacho aduaneiro ou documento de desembaraço equivalente;
Regras de Aplicação Adicionais
3. Para as embarcações com perfil misto de carga, será considerado, para efeito de cobrança da modalidade 2.1.1.2 desta Tabela, o enquadramento na tarifa de maior valor.
4. Para as embarcações da navegação interior serão aplicadas as taxas estabelecidas para os navios de cabotagem e de longo curso com desconto de 50% (cinquenta por cento), em todos os casos.
5. A autoridade portuária poderá adotar descontos progressivos pelo total de movimentação anual.

 

TABELA II

TABELA II
Instalações de Acostagem

1.Para todos os berços: 
1.1.Por metro linear de instalação ocupada por embarcação, por hora ou fração, até o limite de 48 horas: 
1.1.1Para operações de longo curso no berço 0,62
1.1.2Para operação de cabotagem ou navegação interior 0,62
1.2.Por metro linear de instalação ocupada por embarcação, por hora ou fração, após 48 horas: 
1.2.1Para operações de longo curso no berço 0,62
1.2.2Para operação de cabotagem ou navegação interior 0,62
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Franquias ou Isenções
1. Os navios militares, quando não em operação comercial;
2. As embarcações que movimentarem gêneros de pequena lavoura, produtos de pesca exercida por pescadores artesanais, utilizando pequenas embarcações e aparelhamento individual de pesca, e outros artigos movimentados em instalações rudimentares ou em pontos determinados pela administração do porto, quando se destinarem ao abastecimento do mercado da cidade e descarregados por conta dos respectivos donos;
3. As embarcações de tráfego local como as lanchas e botes para transporte de passageiros e tripulantes dos navios em operação no porto, as lanchas de práticos, rebocadores e outras embarcações de apoio às operações portuárias.
Regras de Aplicação Adicionais
9. As taxas desta tabela aplicam-se com redução de 50%, nas embarcações que atracarem a contra bordo de outras embarcações atracadas aos cais para operação de carregamento, descarga ou baldeação.
10. O valor mínimo a ser cobrado é de R$ 273,38 (Duzentos e setenta e três reais e trinta e oito centavos) por embarcação, por escala.

TABELA III

TABELA III
Infraestrutura Operacional ou Terrestre

1.Por tonelada de mercadoria movimentada a partir da embarcação até as instalações de armazenagem ou limite do porto, ou no sentido inverso 
1.1Carga Geral4,20
1.2Granel Sólido4,74
1.3Granel Líquido3,66
2.Por contêiner movimentado a partir da embarcação até as instalações de armazenagem ou limite do porto, ou no sentido inverso  
2.1Por contêiner cheio movimentado76,64
2.2Por contêiner vazio movimentado36,49
3.Por veículo movimentado pelo sistema roll-on roll-off. 
3.1Carreta, Reboque ou Caminhão36,49
3.2Cavalo Mecânico9,12
3.3Automóveis e Utilitários até 2 toneladas3,66
4.Por passageiro: 
4.1Embarcado ou desembarcado no porto, cuja origem seja um porto nacional.9,12
4.2Embarcado ou desembarcado no porto, cuja origem seja um porto internacional 9,12
4.3Em trânsito, independente da origem 9,12
5.Por tonelada de combustível ou inflamáveis movimentada a partir de instalações portuárias em veículo-tanque, para abastecimento de embarcações 4,20
6.Por tonelada ou fração de fornecimento de insumos de bordo 4,20
7.Por tonelada ou fração de fornecimento de insumos para atendimento a serviços de reparo e manutenção de embarcações 4,20
8.Pela permanência de veículos, vagão ou equipamentos de movimentação de carga de terceiros ou apoio à atividade off-shore, antes, durante e após a execução da operação portuária 
8.1No primeiro período de 08 (oito) horas, por acesso e por veículo, vagão ou equipamento.29,24
8.2Pelo período excedente a 08 (oito) horas, por veículo, vagão ou por equipamento, por hora ou fração.3,66
9.Por tonelada de mercadoria ou carga movimentada em sistemas de conjuntos de equipamentos.4,20
10.Por tonelada e fração de carga movimentada a partir da embarcação empregada na navegação de apoio marítimo à exploração de petróleo e gás, em apoio às atividades offshore.4,20
   
11.Por cabeça de animal vivo embarcado ou desembarcado.2,55
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Franquias ou Isenções
2. As operações não comerciais de navios da marinha de guerra;
3. Os volumes de cabine que constituírem bagagem de passageiros e tripulantes (bagagem acompanhada) e os que contenham amostras de nenhum ou pequeno valor, conforme despacho aduaneiro ou documento de desembaraço equivalente;
4. As operações de embarcações que movimentarem gêneros de pequena lavoura, produtos de pesca exercida por pescadores artesanais, utilizando pequenas embarcações e aparelhamento individual de pesca e outros artigos movimentados em instalações rudimentares ou em pontos determinados pela administração do porto, quando se destinarem ao abastecimento do mercado da cidade e descarregados por conta dos respectivos donos, sem a utilização de operadores portuários;
5. As operações das pequenas embarcações de tráfego local, inclusive as destinadas a atividades de turismo, escunas, iates e outras embarcações de pequeno porte, bem como as lanchas e botes para transporte de passageiros e tripulantes dos navios em operação no porto, as lanchas de práticos, rebocadores, barcaças e outras embarcações de apoio às operações portuárias.
Regras de Aplicação Adicionais
6. Na movimentação de mercadorias consideradas insalubres, nocivas ou perigosas, em virtude de sua natureza e embalagem ou ambiente em que forem movimentadas, as tarifas desta tabela serão acrescidas de 40%.
(...)
8. Para contêineres em trânsito (transshipment) serão aplicadas as taxas do item 2.1, por unidade movimentada, de 20 pés ou 40 pés;
9. No caso de baldeação, seja para livrar o convés ou porão da embarcação, com descarga para o cais e embarque no mesmo navio (remoção), as taxas desta tabela serão cobradas do Armador ou Agente, aplicando-se uma só vez, compreendendo as duas operações portuárias (descarga e embarque);
10. Na movimentação de gêneros alimenơcios na navegação interior, as taxas do item 1 desta Tabela serão reduzidas em 30%;
11. Nos casos em que o contêiner acondicionar carga manifestada a mais de um dono da mercadoria, acobrança será feita por tonelada movimentada, ficando facultada a aplicação da taxa 2.1 se for definido o responsável único para o pagamento do respectivo valor;
12. Para os animais vivos as taxas desta tabela não se aplicam aos seus alimentos (feno e rações) e acessórios.
13. As taxas do item 4 aplicam-se uma única vez – no embarque ou desembarque – para os passageiros dos navios de cruzeiros marítimos, em cada escala e não se aplicam aos tripulantes das embarcações.
14. Para as mercadorias transportadas por embarcações da navegação interior – balsas ou barcaças – as taxas desta tabela são aplicadas com desconto de 50 % (cinquenta por cento).
15. Para os serviços de recebimento de cargas provenientes de terminais situados fora da área do porto organizado para fins de parametrização e liberação ou nacionalização em recinto alfandegado as taxas desta tabela serão aplicadas com desconto de 10%.

TABELA IV

Tabela IV
Movimentação de Cargas

1.Por tonelada de mercadoria movimentada a partir da embarcação até as instalações de armazenagem ou limite do porto, ou no sentido inverso. 
1.1Por tonelada de Carga Geral e Gêneros Alimentícios, movimentados Longo Curso ou Cabotagem6,13
1.2Por tonelada de Carga Geral e Gêneros Alimentícios, movimentados na navegação interior1,83
2.Por contêiner movimentado a partir da embarcação até as instalações de armazenagem ou limite do porto, ou no sentido inverso.  
2.1Contêiner Cheio91,23
2.2Contêiner Vazio63,86
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Franquias ou Isenções
. . .
Regras de Aplicação Adicionais
6. Na paralisação de serviço por tempo superior a 60 minutos, será cobrada do requisitante a despesa integral do pessoal que permanecer inativo, quando a paralisação ocorrer por motivo de sua responsabilidade. No caso de a paralisação ocorrer por motivo de chuva ou de força maior, será cobrada do requisitante 50% da despesa do pessoal que permanecer inativo;
7. As tarifas desta tabela, quando incidentes sobre mercadoria insalubre, nociva ou perigosa, que determine pagamento de adicional de risco ao pessoal envolvido na sua operação, serão acrescidas de 40%;
8. As tarifas desta tabela serão majoradas em até 80% quando aplicadas nos serviços prestados em feriados ou horários noturnos;

TABELA V

Tabela V
Utilização de Infraestrutura de Armazenagem

1Áreas cobertas: 
1.1Mercadorias diversas de importação do estrangeiro, ainda sujeitas ao desembaraço aduaneiro, recebidas em armazéns ou pátios: 
1.1.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,33
1.1.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,12
1.2Mercadorias diversas, nacionais ou nacionalizadas, recebidas em armazéns ou pátios, por tonelada: 
1.2.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia  0,06
1.2.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,11
1.3Contêiner com mercadorias nacionais ou nacionalizadas, por unidade: 
1.3.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 1,83
1.3.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 3,97
1.4Contêiner vazio, por unidade: 
1.4.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,91
1.4.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 1,42
1.5Mercadorias a granel sólido, por tonelada: 
1.5.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia  0,06
1.5.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,11
1.6Mercadorias a granel líquido, por tonelada: 
1.6.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia  0,06
1.6.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,11
2Áreas descobertas: 
2.1Mercadorias diversas de importação do estrangeiro, ainda sujeitas ao desembaraço aduaneiro, recebidas em armazéns ou pátios: 
2.1.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,33
2.1.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,12
2.2Mercadorias diversas, nacionais ou nacionalizadas, recebidas em armazéns ou pátios, por tonelada: 
2.2.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,06
2.2.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,11
2.3Contêiner com mercadorias nacionais ou nacionalizadas, por unidade: 
2.3.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 1,83
2.3.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 3,97
2.4Contêiner vazio, por unidade: 
2.4.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,91
2.4.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 1,42
2.5Mercadorias a granel sólido, por tonelada: 
2.5.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,06
2.5.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,11
2.6Mercadorias a granel líquido, por tonelada: 
2.6.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia 0,06
2.6.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia 0,11
3.Veículos, por veículo e por dia. 
3.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia. 4,56
3.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia  5,80
4.Carga de Projeto, por carga e por dia. 
4.1No primeiro período de 10 dias ou fração, por dia. Convencional 
4.2No segundo e períodos subsequentes de 10 dias ou fração, por dia  Convencional 
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Franquias ou Isenções
. . .
Regras de Aplicação Adicionais
11. As mercadorias de exportação serão consideradas abandonadas quando os respectivos donos deixarem de pagar as tarifas de armazenagem pelo prazo de 90 dias corridos;
(...)
13. As tarifas desta tabela quando incidentes sobre mercadoria insalubre, nociva ou perigosa, que determine pagamento de adicional de risco ao pessoal envolvido na sua operação, serão acrescidas de 40%;
14. As tarifas desta tabela remuneram as atividades prestadas os dias úteis, no horário comercial.
Quando prestadas no Sábado, serão acrescidas de 80%. Quando prestadas em feriados ou em horário extraordinário, serão acrescidas de 80%;
15. A partir da emissão da fatura dos serviços, fica assegurado o prazo de 02 dias para retirada das mercadorias sem incidência de tarifas de armazenagem;
16. A cobrança pelas cargas de projetos será estabelecida no regime de Tarifa Convencional;
17. Quando as mercadorias de um contêiner pertencerem a mais de um dono, a cobrança será feita por tonelada movimentada ficando facultada à aplicação alternativa das taxas por contêiner;
18. As taxas referentes à armazenagem de granéis sólidos são devidas pelos donos das mercadorias e aplicadas sobre as quantidades existentes ao final de cada período de 10 (dez) dias ou sobre o estoque final do período, o qual será avaliado pela seguinte expressão: estoque final no período = estoque do período anterior + quantidades entradas – quantidades saídas
19. No caso das mercadorias descarregadas em outros terminais e recebidas para fins de liberação aduaneira no recinto alfandegado do Porto de Macapá a contagem do prazo de franquia iniciar-se-á na data de sua entrada e inclui a data de saída;
9. O valor mínimo para a armazenagem de granéis sólidos é de R$ 5.473,70 (Cinco mil, quatrocentos e setenta e três reais e setenta centavos), por cada período.

TABELA VI

Tabela VI
Utilização de Equipamentos

1Pela utilização de guindaste elétrico de pórtico, por hora ou fração: 
1.1Com capacidade até 5 toneladas.63,86
1.2Com capacidade superior a 5 toneladas.63,86
3Pela utilização de empilhadeira, por hora ou fração.-
3.1Com capacidade até 3 toneladas 82,11
3.2Com capacidade superior a 3 toneladas 122,25
3.3Empilhadeira de Alcance (Reach Stacker), por hora ou fração547,37
4Pela utilização de autoguindaste, por hora ou fração.1.003,51
8Pela utilização de carreta, por hora ou fração.63,86
10Pela utilização de trator, por hora ou fração.127,72
15Pela utilização de balança rodoviária, por hora ou fração.50,02
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Franquias ou Isenções
. . .
Regras de Aplicação Adicionais
5. Na paralisação dos equipamentos requisitados, por motivo de chuva ou de força maior, será cobrada do requisitante, a ơtulo de custo de disponibilidade, 30% das tarifas que constam desta tabela.
6. A utilização dos equipamentos portuários para a realização de serviços fora do recinto do porto será objeto de negociação específica em que os valores serão estabelecidos conforme a natureza, prazo de execução e outras condições, não podendo ser inferiores aos fixados nesta tabela, nem ser realizados fora da área da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana – ZLCMS.
7. Aparelho de Manuseio de Contêineres (Spreader) consta do item 1 dessa Tabela.

TABELA VII

Tabela VII
Diversos Padronizados

1.Pela entrega de água potável, através de tubulação, à embarcação ou consumidor instalado na área do porto, por m³ por mês ou fração 0,91
2.Pela entrega de energia elétrica: 
2.1à embarcação ou consumidor instalado na área do porto, por kWh por mês ou fração0,27
2.2para contêiner refrigerado ou para unidade refrigeradora tipo clip-on, por dia ou fração40,15
3.Pelo carregamento ou descarga de mercadoria em veículo de terceiros, por tonelada de carga7,25
4.Pela pesagem de mercadoria carregada em veículo de terceiros, por veículo de transporte1,95
5.Pela pesagem de tara de veículos de terceiros, por veículo de transporte 1,95
6.Pela pesagem de mercadorias carregadas em vagões ou outros veículos, por tonelada ou fração 1,15
7.Pelo controle, conferência, termo de vistoria ou verificação de peso no recebimento ou na entrega de mercadoria ou carga, por tonelada ou fração ..1,72
8.Pela retirada de amostra no recebimento na entrega de mercadoria ou carga, por amostra.9,20
9.Pela consolidação ou desconsolidação de contêiner, por unidade 223,51
10.Pela utilização de área em armazéns com fins diversos à armazenagem, por m², por dia .6,34
11.Pela utilização de área em pátios, por m², por dia 0,21
12.Pelo fornecimento de certidões ou certificados, por unidade  
12.1Certificado de Operador Portuário1.309,46
12.2Emissão de certidões diversas ou crachá de acesso72,42
13.Pelo cadastramento de veículos de transporte, para trânsito na área do porto organizado, por veículo32,38
14.Pela utilização de área coberta em caráter temporário e precário para o atendimento ou apoio à operação portuária, por m², por dia 4,76
15.Pela utilização de área descoberta em caráter temporário e precário para o atendimento ou apoio à operação portuária, por m², por dia.2,82
16.Guarda como fiel depositário de mercadorias em áreas arrendadas ou públicas, por dia.73,00
18.Pelos serviços de amarração e desamarração de embarcações, por embarcação atracada e por manobra1.907,48
19.Pela inspeção não invasiva de cargas conteinerizadas, por contêiner inspecionado.759,49
20.Pela retirada de resíduos sólidos não perigosos do cais, por hora 237,19
ANEXO II - NORMAS DE APLICAÇÃO ADICIONAIS AO ANEXO III DA RESOLUÇÃO ANTAQ Nº 61, DE 2021
Franquias ou Isenções
. . .
Regras de Aplicação Adicionais

1. As tarifas de entrega de água e de energia elétrica remuneram os préstimos da Administração Portuária e serão acrescidas do preço dos insumos fornecidos pelas Concessionárias, na data do faturamento;

4. As tarifas desta tabela, quando incidentes sobre mercadoria insalubre, nociva ou perigosa, que determine pagamento de adicional de risco ao pessoal envolvido na sua operação, serão acrescidas de 40%.

Estrutura Tarifária Anterior - Vigente até dia 31 de maio de 2023

Aprovada pela ANTAQ, conforme Resolução 4.093, de 07 de maio de 2015, e publicado no Diário Oficial da União - seção 1 pagina nº 86 de 08 de maio de 2015.

TABELA I

TABELA I
Utilização das Instalações de abrigo e acesso do Porto
(Taxas devidas pelo armador e/ou dono da carga).

1.
 
 
NAVIOS DE TRANSPORTE DE GRANÉIS SÓLIDOS, GRANÉIS LÍQUIDOS E DE CARGA GERAL SOLTA, INCLUSIVE FRIGORIFICADA OU REFRIGERADA
1.1 - POR TONELADA DE MERCADORIA EMBARCADA, DESEMBARCADA OU BALDEADA NO PORTO NA NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM OU LONGO CURSO1,45
1.2 - POR TONELADA DE PORTE BRUTO (TDW), PARA NAVIOS QUE NÃO MOVIMENTAREM CARGAS NO PORTO.0,60
2.
NAVIOS DE TRANSPORTE DE CONTÊINERES
2.1 - POR UNIDADE CHEIA EMBARCADA, DESEMBARCADA OU BALDEADA NO PORTO.38,66
2.2 - POR UNIDADE VAZIA EMBARCADA, DESEMBARCADA OU BALDEADA NO PORTO.6,64
2.3 - POR TEU DE CAPACIDADE DE TRANSPORTE, PARA NAVIOS QUE NÃO REALIZAREM OPERAÇÕES DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NO PORTO.4,83
3.
NAVIOS DE CRUZEIROS MARÍTIMOS, EMBARCAÇÕES DE PASSAGEIROS, E DEMAIS EMBARCAÇÕES SIMILARES SEM MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIA NA ÁREA DO PORTO ORGANIZADO
3.1 - POR TONELADA DE PORTE BRUTO0,34
4.NAVIOS DE TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS
4.1 - POR CABEÇA DE ANIMAL VIVA EMBARCADA OU DESEMBARCADA0,95
5.
EMBARCAÇÕES UTILIZADAS EM SERVIÇOS DE “ROLL-ON-ROLL-OFF”
5.1 - POR VEICULO DO TIPO CARRETA, REBOQUE OU CAMINHÃO.7,61
5.2 - POR VEICULO DO TIPO CAVALO MECÂNICO.1,81
5.3 - POR VEICULO DE PASSEIO (AUTOMÓVEIS) E UTILITÁRIOS ATÉ 2 TONELADAS.0,72
6.BALSAS OU BARCAÇAS UTILIZADAS NA NAVEGAÇÃO INTERIOR.
6.1 - POR TONELADA DE CARGA GERAL SOLTA, GRANÉIS LÍQUIDOS E GRANÉIS SÓLIDOS EMBARCADA, DESEMBARCADA OU BALDEADA NO PORTO0,72

Definição –Utilização das instalações de Abrigo e Acesso do Porto é a vantagem que usufruem os navios de encontrarem para seu abrigo e para a realização de suas operações de movimentação de cargas e embarque ou desembarque de passageiros, acesso ao porto, águas tranqüilas e profundas e meios para a execução das operações e recursos para abastecimento.

Aplicação ou Incidência –

  1. as taxas desta tabela incidem sobre as quantidades de cargas movimentadas pelas embarcações;
  2. para as embarcações que não movimentarem cargas, as taxas incidem sobre suas características de capacidade de transporte;
  3. no caso de navios em serviço de linha regular (liners), as taxas desta tabela, são devidas pelo armador;
  4. nos serviços de navios afretados, as taxas desta tabela são devidas pelo armador ou pelo dono da carga, conforme dispuser a carta de afretamento (carta partida ou charter party), devendo o agente do navio informar essa condição à Administração do Porto, com a anuência escrita do dono da carga, antes da chegada do navio ao porto;
  5. as embarcações destinadas a operações em terminais de uso privativo arrendados ou autorizados pelo poder público, dentro ou fora da área do porto organizado, também estão sujeitas às cobranças das taxas desta Tabela, desde que se utilizem do canal de acesso e da bacia de manobras do porto;
  6. para as embarcações de navegação interior utilizadas no transporte de gêneros alimentícios será cobrado o equivalente a 40t (quarenta toneladas) para carga geral solta;
  7. para os navios de transporte de animais vivos a aplicação das taxas desta tabela – item 4.1 –inclui os alimentos (feno e rações) e acessórios fornecidos por seus embarcadores;
  8. para as embarcações da navegação interior serão aplicadas as taxas estabelecidas para os navios de cabotagem e de longo curso com desconto de 50% (cinqüenta por cento), em todos os casos.
  9. Para os navios de transporte de granéis sólidos dos grandes embarcadores a aplicação das taxas desta tabela obedecerá os seguintes valores, conforme a movimentação acumulada de cada embarcador em cada ano:
Movimentação Anual Acumulada de Granéis Sólidos do Mesmo Embarcador Valor da Taxa da Tabela I 
Até 500.000 t/ano R$ 1,45 por tonelada 
De 501.000 até 750.000 t/ano R$ 1,30 por tonelada 
De 751.000 até 1.000.000 t/ano R$ 1,17 por tonelada 
De 1001.000 até 1.250.000 t/ano R$ 1,05 por tonelada 
De 1.251.000 até 1.500.000 t/ano R$ 0,95 por tonelada 
Acima de 1.501.000 t/ano R$ 0,85 por tonelada 
  1. a movimentação anual a ser utilizada para a aplicação das taxas desta tabela aos granéis sólidos será computada a partir da data de entrada do primeiro navio em cada ano calendário, encerrando-se com o último navio entrado no mesmo ano, sendo apuradas cumulativamente as quantidades embarcadas em cada navio, de modo que as tarifas reduzidas serão aplicadas sobre a tonelagem que exceder o limite superior de cada faixa contida na tabela para cada navio específico;

Não incidência – As taxas desta tabela não incidem:

  1. sobre navios militares, quando em operação não comercial;
  2. sobre as embarcações que movimentarem gêneros de pequena lavoura, os produtos de pesca exercida por pescadores artesanais, utilizando pequenas embarcações e aparelhamento individual de pesca, e outros artigos movimentados em instalações rudimentares ou em pontos determinados pela administração do porto, quando se destinarem ao abastecimento do mercado da cidade e descarregados por conta dos respectivos donos, sem interferências de operador portuário e em locais previamente determinados pela Administração do Porto;
  3. sobre as embarcações de tráfego local, inclusive as destinadas a atividades de turismo, escunas, iates e outras embarcações de pequeno porte, bem como as lanchas e botes para transporte de passageiros e tripulantes dos navios em operação no porto, as lanchas de práticos, rebocadores, barcaças e outras embarcações de apoio às operações portuárias.
  4. combustível, água e gêneros alimentícios destinados, exclusivamente, ao consumo de bordo, os volumes de cabine que constituam bagagem de passageiros e tripulantes (bagagem acompanhada) e os que contenham amostras de nenhum ou pequeno valor, conforme despacho aduaneiro ou documento de desembaraço equivalente;

Observações:

    1. TEU – unidade de medida de capacidade de transporte de navios, equivalente a um contêiner de 20 pés;
    2. a caracterização de serviço de linha regular deverá ser feita pelo armador ou seu agente, informando à Administração do Porto as condições de regularidade (freqüência, itinerário, zona de comércio a que serve) e a oferta do serviço a qualquer embarcador ou consignatário.
    3. no caso de baldeação de mercadorias (transbordo) de embarcação para embarcação, atracadas no cais ou ao largo, as taxas desta tabela serão cobradas apenas uma vez, aplicando-se a taxa que couber na embarcação principal envolvida na operação.
    4. no caso de baldeação de mercadorias com descarga para o cais para livrar o porão ou convés e reembarque na mesma embarcação (remoção), as tarifas desta tabela serão aplicadas uma única vez.
    5. para fins da aplicação das taxas desta tabela são definidos como:
    1. navegação de longo curso - a realizada em alto mar ou ao longo da costa entre o Brasil e outros países;
    2. navegação de cabotagem - a realizada em águas costeiras ou em águas marítimas entre os portos do Brasil;
    3. navegação interior - a realizada utilizando balsas, barcaças ou outros tipos de embarcação de tráfego fluvial entre os diversos terminais localizados na área do porto organizado de Macapá e outros portos localizados no interior da Bacia Amazônica.

    TABELA II

    TABELA II
    Utilização das Instalações de Acostagem
    (Taxas devidas pelo Armador ou Requisitante) Nº Espécie e Incidência Em R$.

    1.
    POR METRO LINEAR DO COMPRIMENTO TOTAL DA EMBARCAÇÃO ATRACADA, EM NAVEGAÇÃO DE LONGO CURSO OU CABOTAGEM POR HORA OU FRAÇÃO
    0,41
    2.
    POR METRO LINEAR DO COMPRIMENTO TOTAL DA EMBARCAÇÃO ATRACADA, NA NAVEGAÇÃO INTERIOR, POR DIA OU FRAÇÃO
    1,81

    Definição

    Utilização das Instalações de Acostagem é a vantagem que usufruem os navios de utilizar-se dos cais e píeres de acostagem do porto, para a realização de suas operações de movimentação de cargas e embarque ou desembarque de passageiros, diretamente, de ou para terra.

    A atracação e a desatracação do navio serão feitas sob a responsabilidade do comandante e com o emprego de pessoal e material de bordo, sendo os serviços de amarração dos cabos dos navios, na atracação, ou a sua remoção, na desatracação, realizados por trabalhadores sobre o cais, de acordo com as instruções do comandante ou seu preposto.

    Os serviços de amarração deverão ser contratados diretamente e por conta do armador ou seu agente com empresas cadastradas na Administração do Porto.

    Aplicação ou Incidência - para efeito de aplicação das taxas desta tabela serão considerados os seguintes parâmetros:

    1. O comprimento do navio será considerado o chamado “comprimento total” ou loa (lengh overall), conforme os registros da embarcação ou os dados do Lloyd’s Register of Shipping;
    2. O tempo de atracação será medido, em horas ou fração de hora, a partir do recebimento do primeiro cabo de amarração nos cabeços do cais até a retirada de último cabo, na desatracação da embarcação;
    3. As taxas desta tabela são devidas pelo armador seja no caso de navios em serviço de linha regular (liners) ou de navios afretados (tramps);
    4. O valor das taxas desta tabela será cobrado em dobro sempre que a embarcação permanecer atracada, por sua conveniência ou responsabilidade, não realizando operações ou trabalhando com produção inferior à prancha mínima prevista para o berço em que estiver atracada, desde que exista programação de atracação de outra embarcação no mencionado berço;
    5. As taxas desta tabela aplicam-se com redução de 50%, nas embarcações que atracarem a contra bordo de outras embarcações atracadas aos cais para operação de carregamento, descarga ou baldeação.
    6. O valor mínimo a ser cobrado é de R$ 181,00 por embarcação, por escala.

    Não incidência – As taxas desta tabela não incidem sobre:

    1. os navios militares, quando não em operação comercial;
    2. as embarcações que movimentarem gêneros de pequena lavoura, produtos de pesca exercida por pescadores artesanais, utilizando pequenas embarcações e aparelhamento individual de pesca, e outros artigos movimentados em instalações rudimentares ou em pontos determinados pela administração do porto, quando se destinarem ao abastecimento do mercado da cidade e descarregados por conta dos respectivos donos;
    3. as embarcações de tráfego local como as lanchas e botes para transporte de passageiros e tripulantes dos navios em operação no porto, as lanchas de práticos, rebocadores e outras embarcações de apoio às operações portuárias

    Observações:

    Nos casos onde ocorrer a mudança de berço de atracação, o tempo total considerado para efeito de cobrança desta tabela será o somatório dos tempos parciais verificados em cada berço. Para fins da aplicação das taxas desta tabela são definidos como:

    1. navegação de longo curso - a realizada entre o Brasil e outros países em alto mar ou ao longo da costa;
    2. navegação de cabotagem - a realizada em águas costeiras ou em águas marítimas entre os portos do Brasil;
    3. navegação interior - a realizada utilizando balsas, barcaças ou outros tipos de embarcação de tráfego fluvial entre os diversos terminais localizados na área do porto organizado de Macapá e outros portos localizados no interior da Bacia Amazônica.

    TABELA III

    TABELA III
    Utilização das instalações Terrestres para movimentação de cargas
    (Taxas devidas pelo Operador Portuário ou Dono da Mercadoria ou Passageiro de Cruzeiros Marítimos) Nº Espécie e Incidência Em R$.

    1.
    POR TONELADA DE CARGA MOVIMENTADA
    1.1. CARGA GERAL
    2,78
    1.2. GRANEL SÓLIDO
    3,14
    1.3. GRANEL LÍQUIDO
    2,42
    2.
    POR CONTÊINER CHEIO MOVIMENTADO.
    50,74
    3.
    POR CONTÊINER VAZIO MOVIMENTADO.
    24,16
    4.
    POR VEÍCULO MOVIMENTADO EM RO-RO.
     
    4.1. CARRETA, REBOQUE OU CAMINHÃO
    24,16
    4.2. CAVALO MECÂNICO
    6,04
    4.3.UTOMÓVEIS E UTILITÁRIOS ATÉ 2 TONELADAS
    2,42
    5.
    POR CABEÇA DE ANIMAL VIVO EMBARCADO OU DESEMBARCADO PELAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS
    1,69
    6.
    POR PASSAGEIRO EMBARCADO OU DESEMBARCADO PELAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS
    6,04

    Definição

    Utilização das Instalações Terrestres para Movimentação de Carga é a vantagem que usufruem os operadores portuários de encontrarem para a realização das operações de movimentação e armazenagem de cargas provenientes ou destinadas ao transporte aquaviário, as estruturas operacionais de cais, píeres e outros locais de realização do embarque ou desembarque, a disponibilização de vias de circulação, áreas pavimentadas com sinalização e iluminação, locais de estocagem de trânsito, acessos terrestres, rede de esgotamento sanitário e vigilância.

    A vantagem referida abrange as instalações do Porto de Macapá para a movimentação das mercadorias desde o costado da embarcação até as instalações ou locais de armazenagem e vice versa.

    Aplicação ou Incidência

    1. as taxas desta tabela aplicam-se ao peso bruto das mercadorias levando-se em conta a própria embalagem ou acessórios para acondicionamento e são devidas pelo operador portuário, no caso da operação de navios em serviço de linha regular (liners);
    2. nos serviços de navios afretados (tramps), as taxas desta tabela são devidas pelo operador portuário ou pelo dono da carga, conforme dispuser o contrato estabelecido entre as partes, devendo o operador portuário comunicar essa condição à Administração do Porto, com a anuência escrita do dono da carga, antes do início da operação do navio;
    3. Para contêineres em trânsito (transshipment) serão aplicadas as taxas do item 2, por unidade movimentada, de 20 pés ou 40 pés;
    4. No caso de baldeação, seja para livrar o convés ou porão da embarcação, com descarga para o cais e embarque no mesmo navio (remoção), as taxas desta tabela serão cobradas do Armador ou Agente, aplicando-se uma só vez, compreendendo as duas operações portuárias (descarga e embarque);
    5. Na movimentação de gêneros alimentícios na navegação interior, as taxas do item 1 desta Tabela serão reduzidas em 30%;
    6. Nos casos em que o contêiner acondicionar carga manifestada a mais de um dono da mercadoria, a cobrança será feita por tonelada movimentada, ficando facultada a aplicação da taxa 2 se for definido o responsável único para o pagamento do respectivo valor;
    7. Para os animais vivos as taxas desta tabela não se aplicam aos seus alimentos (feno e rações) e acessórios.
    8. As taxas do item 6 aplicam-se uma única vez – no embarque ou desembarque – para os passageiros dos navios de cruzeiros marítimos, em cada escala e não se aplicam aos tripulantes das embarcações.
    9. Para as mercadorias transportadas por embarcações da navegação interior – balsas ou barcaças – as taxas desta tabela são aplicadas com desconto de 50 % (cinqüenta por cento).
    10. Para os serviços de recebimento de cargas provenientes de terminais situados fora da área do porto organizado para fins de parametrização e liberação ou nacionalização em recinto alfandegado as taxas desta tabela serão aplicadas com desconto de 10%.

    Não incidência – As taxas desta tabela não incidem sobre:

    1. as operações não comerciais de navios da marinha de guerra;
    2. os volumes de cabine que constituírem bagagem de passageiros e tripulantes (bagagem acompanhada) e os que contenham amostras de nenhum ou pequeno valor, conforme despacho aduaneiro ou documento de desembaraço equivalente;
    3. as operações de embarcações que movimentarem gêneros de pequena lavoura, produtos de pesca exercida por pescadores artesanais, utilizando pequenas embarcações e aparelhamento individual de pesca e outros artigos movimentados em instalações rudimentares ou em pontos determinados pela administração do porto, quando se destinarem ao abastecimento do mercado da cidade e descarregados por conta dos respectivos donos, sem a utilização de operadores portuários;
    4. as operações das pequenas embarcações de tráfego local, inclusive as destinadas a atividades de turismo, escunas, iates e outras embarcações de pequeno porte, bem como as lanchas e botes para transporte de passageiros e tripulantes dos navios em operação no porto, as lanchas de práticos, rebocadores, barcaças e outras embarcações de apoio às operações portuárias.

    Observações:

    1. entende-se por volume o da própria unidade de carga.
    2. no caso de cancelamento de embarque, com a retirada da carga do porto, caberá aos donos das mercadorias o pagamento das taxas estabelecidas nos itens 3.1 e 3.2 da Tabela V.
    3. nos casos de descarga de madeira transportada em balsas, para embarque em navios já designados, as taxas desta tabela serão cobradas uma única vez, na conta do navio principal que leve a carga para o exterior.

    TABELA IV

    Tabela IV
    Armazenagem
    (Taxas devidas pelos Donos de Mercadorias e/ou Agentes de Navios ou Transportadores) Nº Espécie e Incidência Em R$.

     ARMAZENAGEM INTERNA OU DE TRÂNSITO
    1.
     
     
    PARA MERCADORIAS DE IMPORTAÇÃO
     
    1.1 - PELO PRIMEIRO PERÍODO DE 15 DIAS OU FRAÇÃO, SOBRE O VALOR CIF
    0,50%
    1.2 - NOS PERÍODOS SUBSEQÜENTES SOBRE O VALOR CIF, POR DIA,
    0,1%
    2.
    PARA MERCADORIAS DE EXPORTAÇÃO PARA O ESTRANGEIRO E PARA MERCADORIAS NACIONAIS OU NACIONALIZADAS DE IMPORTAÇÃO OU EXPORTAÇÃO
     
    2.1PELO PRIMEIRO PERÍODO DE 10 DIAS OU FRAÇÃO
     
    2.1.1 - POR TONELADA DE CARGA GERAL SOLTA
    0,12
    2.1.2 - POR UNIDADE DE CONTÊINER CHEIO.
    12,08
    2.1.3 -POR CONTÊINER VAZIO DE 20 PÉS.
    4,83
    2.1.4 - POR CONTÊINER VAZIO DE 40 PÉS.
    7,25
    2.1.5 - POR VEÍCULO (AUTOMÓVEL, CARRETA, REBOQUE, CAMINHÃO, CAVALO MECÂNICO, ETC).
    30,20
    2.2PELO SEGUNDO PERÍODO DO 11° ATÉ O 20° DIA
     
    2.2.1. POR TONELADA DE CARGA GERAL SOLTA
    0,24
    2.2.2. POR CONTÊINER CHEIO, POR UNIDADE
    18,12
    2.2.3. POR CONTÊINER VAZIO, POR UNIDADE
    8,46
    2.2.4. POR VEÍCULO (AUTOMÓVEL, CARRETA, REBOQUE, CAMINHÃO, CAVALO MECÂNICO, ETC.)
    36,24
    2.3NO TERCEIRO PERÍODO DO 21° ATÉ O 30° DIA
     
    2.3.1. POR TONELADA DE CARGA GERAL SOLTA
    0,36
    2.3.2. POR CONTÊINER CHEIO, POR UNIDADE
    36,24
    2.3.3. POR CONTÊINER VAZIO, POR UNIDADE
    12,08
    2.3.4. POR VEÍCULO (AUTOMÓVEL, CARRETA, REBOQUE, CAMINHÃO, CAVALO MECÂNICO, ETC.)
    42,28
    2.4POR CADA PERÍODO DE 10 DIAS SUBSEQUENTES AO TERCEIRO
     
    2.4.1. POR TONELADA DE CARGA GERAL SOLTA
    0,42
    2.4.2. POR CONTÊINER CHEIO, POR UNIDADE
    38,66
    2.4.3. POR CONTÊINER VAZIO, POR UNIDADE
    14,50
    2.4.4. POR VEÍCULO (AUTOMÓVEL, CARRETA, REBOQUE, CAMINHÃO, CAVALO MECÂNICO, ETC.)
    44,70
    3.
    PARA MERCADORIAS A GRANEL (MINÉRIOS E OUTROS PRODUTOS) POR CADA PERÍODO DE 10 DIAS, POR TONELADA
    0,36

    Definição

    Armazenagem Interna ou de Trânsito - é a fiel guarda e conservação das mercadorias de importação ou de exportação de/para o estrangeiro, sujeitas ao desembaraço aduaneiro, em armazéns ou pátios alfandegados, ou de mercadorias do tráfego doméstico ou de cabotagem em armazéns e pátios não alfandegados, localizados em recintos do porto, como operação complementar às operações de movimentação das cargas oriundas ou destinadas ao transporte aquaviário;

    Os serviços de armazenagem interna ou de trânsito compreendem, ainda, a movimentação das mercadorias nos armazéns ou pátios, desde seu recebimento até a entrega, exceto remoções, abertura, fechamento e conserto de contêineres ou de mercadorias;

    A estocagem de granéis sólidos será feita em pátios a céu aberto terraplenados e drenados, sendo os donos das mercadorias responsáveis pela proteção ao meio ambiente e a segregação entre os diversos produtos depositados de modo a evitar a contaminação entre eles.

    Caso a Autoridade Portuária tenha de adotar medidas para o atendimento de restrições ambientais ou para prevenir a contaminação a que se refere o parágrafo anterior, os gastos decorrentes serão cobrados dos donos das mercadorias acrescidos de percentual para cobertura dos custos administrativos e operacionais.

    Os serviços de armazenagem em recintos alfandegados obedecerão às disposições legais e ao controle da autoridade aduaneira.

    Aplicação e Incidência

    1. as taxas desta tabela, quando cobradas por tonelada, aplicam-se ao peso bruto das mercadorias;
    2. os percentuais indicados nas taxas dos itens 1.1 e 1.2 desta tabela incidem sobre o valor CIF (custo, seguro e frete) das mercadorias;
    3. as taxas desta tabela são devidas pelos donos de mercadorias no caso de cargas nacionais de importação do exterior ou por cabotagem;
    4. findo os prazos de franquia previstos nos casos de não incidência, a armazenagem será cobrada desde o primeiro dia conforme os itens seguintes:
      1. no caso de cargas de exportação para o estrangeiro as taxas desta tabela são devidas pelos agentes dos navios, quando a carga for embarcada após haver ultrapassado o período de franquia ou não incidência previsto nesta tabela ou quando a carga tiver sido liberada pela aduana antes do deadline e tenha deixado de embarcar;
      2. a armazenagem será devida pelos donos de mercadorias ou exportador quando a carga tiver deixado de embarcar por ter sido liberada pela aduana depois do deadline ou por não ter sido liberada pela ocorrência de problemas na documentação ou na carga
      3. se, por qualquer motivo, a carga não embarcar e for retirada das instalações portuárias (devolução), a armazenagem também será devida pelo exportador;
    5. no caso de cargas em trânsito ou baldeação, a armazenagem é devida pelos agentes dos navios, não incidindo taxas “ad valorem”;
    6. os serviços de armazenagem não incluem o seguro das mercadorias, o qual compete aos respectivos donos;
    7. quando as mercadorias de um contêiner pertencerem a mais de um dono, a cobrança será feita por tonelada movimentada ficando facultada à aplicação das taxas por contêiner;
    8. as taxas referentes à armazenagem de granéis sólidos são devidas pelos donos das mercadorias e aplicadas sobre as quantidades existentes ao final de cada período de 10 (dez) dias ou sobre o estoque final do período, o qual será avaliado pela seguinte expressão:

    estoque final no período = estoque do período anterior + quantidades entradas – quantidades saídas

    1. no caso das mercadorias descarregadas em outros terminais e recebidas para fins de liberação aduaneira no recinto alfandegado do Porto de Macapá a contagem do prazo de franquia inicia-se na data de sua entrada e inclui a data de saída;
    2. o valor mínimo para a armazenagem de granéis sólidos é de R$ 3.624,00 (três mil seiscentos e vinte e quatro reais), por cada período.

    Não incidência – As taxas desta tabela não incidem sobre:

    1. as mercadorias de exportação para o estrangeiro desde que embarcadas até 5 (cinco) dias úteis de contados do dia de entrada no recinto portuário;
    2. as mercadorias nacionais ou nacionalizadas transportadas por cabotagem ou pela navegação interior desde que embarcadas ou retiradas até 5 (cinco) dias úteis contados desde a data de descarga ou de ingresso no recinto do porto;
    3. as mercadorias descarregadas de embarcações, diretamente para outras embarcações, ou para veículos rodoviários e ferroviários, sem permanência nas dependências do porto;
    4. os pacotes ou embrulhos que contenham amostras de nenhum ou diminuto valor, isentos de direitos, e cuja saída se de independentemente do processo de despacho aduaneiro, desde que retiradas ou embarcadas até o sexto dia útil após seu recebimento pela Administração do Porto;
    5. os contêineres em trânsito (transshipment), desde que reembarcados até 5º dia após a descarga e recebimento pela Administração do Porto;
    6. as mercadorias de exportação que tenham deixado de embarcar, por terem incidido em "canal vermelho" e não houver espaço físico disponível na zona primária destinada à fiscalização pela Alfândega ou por ter sido recebida parcialmente em decorrência de falta de espaço físico no porto.

    Isenções

    Poderá ser concedida pela Administração do Porto, excepcionalmente, a isenção do pagamento das taxas de armazenagem quando a importação das mercadorias for destinada a entidades de fins filantrópicos, desde que os importadores comprovem a condição de filantropia através da apresentação da documentação necessária.

    Observações

    1. As mercadorias destinadas a exportação por cabotagem ou para o exterior somente serão recebidas para depósito nas instalações do porto no caso de estarem com navio designado e mediante a autorização de seu agente marítimo;
    2. A contagem dos prazos de franquia ou não incidência das taxas de armazenagem de mercadorias nacionais de exportação exclui a data de entrada ou recebimento no recinto portuário e inclui a data de embarque;
    3. Deadline é o prazo limite estabelecido pela Administração do Porto, com especificação de data e hora mediante comunicação formal, para recebimento nas instalações portuárias de carga destinada a exportação;
    4. ad valorem – refere-se à cobrança de taxas aplicadas sobre o valor das mercadorias e não sobre seu peso, volume espécie ou quantidade;
    5. CIF – expressão utilizada nos negócios e incluída nos INCOTERMS correspondente à sigla em inglês de “cost, insurance e freight” ou custo, seguro e frete;
    6. Será considerada como “carga parcialmente recebida” a parte que, pertencente a uma Ordem de Embarque – OE, se encontrar ainda dentro das instalações primária do porto organizado depois de vencido o deadline.
    7. As despesas realizadas com os serviços executados para se dar consumo as mercadorias por determinação da autoridade municipal, estadual ou federal serão cobradas dos respectivos donos, acrescidas das importâncias provenientes da aplicação das taxas em que elas tiverem incidido anteriormente;
    8. Expirados os prazos de franquia ou não a incidência prevista nesta tabela, as mercadorias ficarão sujeitas ao pagamento das taxas de armazenagem, conforme sua condição determinar, contando-se os prazos a partir da data de recebimento pela Administração do Porto;
    9. Para as mercadorias consideradas insalubres, nocivas ou perigosas, em virtude de sua natureza e embalagem ou ambiente em que forem movimentadas e que, como tal, determinem o pagamento de adicional de risco previsto na Lei nº. 4.860/65 ao pessoal da Administração do Porto que trabalhar conjuntamente com o pessoal que as movimentar, os percentuais e valores constantes desta Tabela serão acrescidos em 100%.
    10. Os prazos de franquia ou não incidência de armazenagens poderão ser alterados pela Administração do Porto sempre que ocorrerem congestionamento dos pátios e armazéns, ad-referendum do Conselho de Autoridade Portuária – CAP.
    11. As taxas de armazenagem incidentes sobre as mercadorias destinadas a órgãos da administração federal, estadual e municipal, assim como entidades de assistência social e educacional, científicas e religiosas serão aplicadas conforme as regras de Cobrança de Armazenagem Especial discriminadas na presente tabela.
    12. Os serviços de remoção, desova ou enchimento, abertura e fechamento para inspeção e conserto de contêineres ou de mercadorias serão cobrados pela aplicação de taxas da Tabela V - SUPRIMENTO DE UTILIDADES, EQUIPAMENTOS PORTUÁRIOS E SERVIÇOS DIVERSOS.

    Armazenagem Especial – Aplicam-se taxas e procedimentos especiais para as mercadorias pertencentes às seguintes instituições:

    1. Os órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, inclusive suas autarquias e fundações;
    2. As entidades de assistência social e educacional, reconhecidas como de utilidade pública em nível federal, estadual e municipal, sem fins lucrativos, registradas nos órgãos competentes;
    3. As entidades de caráter científico e tecnológico, sem fins lucrativos, registradas nos órgãos competentes;
    4. As entidades religiosas sem fins lucrativos.

    Para as mercadorias de importação do estrangeiro são aplicadas as seguintes taxas, sendo que no decurso de 90 dias de depósito após a data de descarga serão "ad-valorem", tendo como base de cálculo o valor em reais (R$) constante do Comprovante de Importação (CI) e a partir do 91º dia da mesma data serão cobrados como se as cargas houvessem sido nacionalizadas até o prazo de 90 dias conforme abaixo:

    1. Durante o primeiro período de 30 dias após a descarga ou fração desse período 0,5%
    2. Durante o segundo período de 30 dias ou fração, após o primeiro período 1,0%
    3. Durante o terceiro período de 30 dias ou fração, após o segundo período 1,5%
    4. Por cada um dos períodos de 30 dias ou fração subseqüentes ao terceiro período R$ 36,00 por unidade de contêiner com carga R$ 6,00 por tonelada de carga solta.

    Os procedimentos a serem observados para obter os benefícios da armazenagem especial são os seguintes:

    1. Os órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, inclusive suas autarquias e fundações, pagarão a armazenagem especial mediante apresentação da Declaração de Importação a que se refere a carga, devidamente desembaraçada em nome do órgão e respectivo CNPJ;
    2. As entidades de que tratam as alíneas b), c), e d) deverão apresentar à Companhia Docas de Santana – CDSA, juntamente com a Declaração de Importação, cópias autenticadas dos seguintes documentos, conforme o caso:
      1. Cartão do CNPJ;
      2. Certificado do Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério da Previdência Social, para as entidades de caráter assistencial e educacional;
      3. Prova de registro nos órgãos competentes relativamente às entidades de caráter científico e tecnológico;
      4. Prova da eleição e posse da diretoria.

    TABELA V

    Tabela V
    Suprimento de Utilidades, Equipamentos portuários e Serviços Diversos
    (Taxas devidas pelos Requisitante) Nº Espécie e incidência Em R$.

    1.
    SUPRIMENTO DE UTILIDADES
    1.1 - FORNECIMENTO DE ÁGUA ATRAVÉS DAS TUBULAÇÕES, INSTALAÇÕES E TOMADAS PERTENCENTES À ADMINISTRAÇÃO DO PORTO PARA EMBARCAÇÕES OU PARA CONSUMIDORES INSTALADOS NA ÁREA DO PORTO, POR METRO CÚBICO
    0,60
    1.2 - PELO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA EQUIPAMENTOS (EXCETO CONTEINERES TÉRMICOS), POR KWH
    0,18
    1.3 - FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA CONTÊINERES TÉRMICOS (REEFERS) OU COM CLIP ON, POR CONTÊINER E POR PERÍODO DE 24 HORAS OU FRAÇÃO
    26,58
    2.
    UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PORTUÁRIOS
    2.1AUTO GUINDASTE MÓVEL SOBRE PNEUS, POR HORA OU FRAÇÃO
    664,40
    2.2EMPILHADEIRA DE ALCANCE (REACH STACKER), POR HORA OU FRAÇÃO
    362,40
    2.3APARELHO DE MANUSEIO DE CONTÊINERES (SPREADER) POR HORA OU FRAÇÃO
    42,28
    2.4TRATOR TIPO AGRÍCOLA PARA REBOQUE DE CARRETAS, POR HORA OU FRAÇÃO
    84,56
    2.5CARRETAS DE TRANSPORTE DE PALETES OU DE CONTÊINERES, POR HORA OU FRAÇÃO
    42,28
    2.6EMPILHADEIRAS DE MASTRO COM GARFOS, POR HORA OU FRAÇÃO
     2.6.1.COM CAPACIDADE DE CARGA ATÉ 3 t
    54,36
    2.6.2.COM CAPACIDADE DE CARGA SUPERIOR A 3 T E INFERIOR E INFERIOR A 10 t
    80,94
    2.7PELA UTILIZAÇÃO DAS BALANÇAS RODOVIÁRIAS, POR TONELADA DE MERCADORIA PESADA
    0,48
    2.8PELO SERVIÇO DE COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS OU LÍQUIDOS GERADOS PELAS EMBARCAÇÕES NO PORTO, POR EMBARCAÇÃO
    157,04
    3SERVIÇOS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
    3.1. POR TONELADA DE CARGA GERAL TRANSFERIDA DO COSTADO DA EMBARCAÇÃO ATÉ AS INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM OU AO LIMITE DO RECINTO DO PORTO, OU NO SENTIDO INVERSO
    4,06
    3.2. POR TONELADA DE CARGA GERAL E GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, MOVIMENTADOS NA NAVEGAÇÃO INTERIOR,
    1,21
    3.3. POR UNIDADE DE CONTÊINER CHEIO TRANSFERIDA DO COSTADO DA EMBARCAÇÃO ATÉ AS INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM DO PORTO, OU NO SENTIDO INVERSO:
    60,40
    3.4.POR UNIDADE DE CONTÊINER VAZIO TRANSFERIDA DO COSTADO DA EMBARCAÇÃO ATÉ AS INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM DO PORTO, OU NO SENTIDO INVERSO
    42,28

    Definições – Suprimento de Utilidades compreende a utilização das instalações pertencentes à Administração do Porto para o fornecimento de água potável e energia elétrica.

    Utilização dos Equipamentos Portuários é o fornecimento, mediante aluguel, por requisição do interessado, de máquinas e outros equipamentos de movimentação de cargas pertencentes à Administração do Porto, para a realização de serviços portuários que não lhe tenham sido confiados.
    A utilização da balança rodoviária consiste na verificação do peso do carregamento de veículos rodoviários obtido pela diferença entre o peso do veículo carregado e o peso descarregado (tara).

    Aplicação e Incidência –

    1. O valor do item 1.1 desta Tabela cobre apenas as despesas com material e pessoal empregados, devendo ser acrescido do preço de produção do m³ de água, ou do valor cobrado pela fornecedora na ocasião do fornecimento, inclusive impostos, conforme for estabelecido em Ordem de Serviço da Diretoria Executiva – DIREX da CDSA;
    2. O valor do item 1.2 desta Tabela cobre apenas as despesas com material e pessoal empregados, devendo ser acrescido do preço do kWh cobrado pela fornecedora na ocasião do faturamento, inclusive impostos, conforme for estabelecido em Ordem de Serviço da Diretoria Executiva – DIREX da CDSA;
    3. O fornecimento de energia elétrica para outras finalidades não especificadas nesta tabela será objeto de contratação específica considerando a disponibilidade, os custos de ligação, a sobrecarga de demanda e outros fatores verificados em cada caso;
    4. As taxas do item 2 desta tabela incidem sobre o tempo de utilização dos equipamentos pelo requisitante, desde o recebimento do órgão de Manutenção da Administração do Porto até seu retorno e devolução;
    5. As avarias verificadas nos equipamentos fornecidos pela administração do porto, de responsabilidade do requisitante, deverão ser reguladas e orçadas pelo órgão de manutenção da Administração do Porto, sendo cobradas do responsável mediante fatura específica;
    6. Para habilitar-se ao suprimento dos equipamentos do porto, o requisitante deverá fazer depósito de garantia de pagamento, em valor fixado pela Administração do Porto de acordo com o tempo previsto de utilização;
    7. A utilização dos equipamentos portuários para a realização de serviços fora do recinto do porto será objeto de negociação específica em que os valores serão estabelecidos conforme a natureza, prazo de execução e outras condições, não podendo ser inferiores aos fixados nesta tabela, nem ser realizados fora da área da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana – ZLCMS.
    8. As taxas de pesagem do item 2.7 serão aplicadas com desconto de 50% para os granéis sólidos.
    9. Os preços especificados no item 3 aplicam-se ao peso bruto das mercadorias nas operações efetivamente realizadas pela Administração Portuária e não incluem os serviços de estiva e desestiva, ficando facultada ao usuário a contratação de operador portuário pré qualificado pela CDSA para os mesmos serviços;
    10. Para a movimentação de granéis sólidos descarregados, desde o costado do navio até os locais de estocagem no recinto do porto, ou no sentido inverso, nos embarques, os serviços serão objeto de ajuste específico em função da natureza, quantidade e disponibilidade de equipamentos adequados;
    11. Os serviços de estiva e desestiva, quando contratados com a administração do porto, serão objeto de contratação específica, considerando a natureza e as quantidades da carga a movimentar, os equipamentos disponíveis e a indisponibilidade de operadores pré qualificados para a sua execução;
    12. as mercadorias consideradas insalubres, nocivas ou perigosas em virtude de sua natureza e embalagem, ou ambiente em que forem movimentadas, e que, como tais, determinarem o pagamento do adicional de risco ao pessoal que as movimentar pagarão os preços desta tabela que lhes forem aplicáveis, com acréscimo de 40%;
    13. Os preços desta tabela remuneram os serviços prestados nos turnos ordinários de trabalho; quando requisitados para horas extraordinárias, serão acrescidos de 30% nas duas primeiras horas de prorrogação e a partir daí o acréscimo será de 80%, inclusive aos domingos, feriados e horários de refeição;
    14. A utilização de equipamentos ou a realização de serviços diversos não especificados na tabela será objeto de ajuste prévio específico, considerando a natureza e as quantidades da carga a movimentar e os equipamentos disponíveis.

    TABELA VI

    Tabela VI
    Serviços Diversos

    1PELA UTILIZAÇÃO DE ÁREAS EM PÁTIOS, MEDIANTE CONTRATO DE USO TEMPORÁRIO, POR METRO QUADRADO, POR MÊS OU FRAÇÃO.4,23
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