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Histórico: Navio chinês atraca em Santana inaugurando nova rota marítima entre China e Brasil
01.set.

O Porto Organizado da Companhia Docas de Santana (CDSA), realizou a atracação do navio Chang Min. A operação histórica marca uma nova rota marítima direta entre o Porto de Gaolan (Zhuhai), no sul da China, e o porto de Santana (AP). A operação de atracação ocorreu esta manhã.

Estiveram presentes o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, do governador do estado, Clécio Luis, do prefeito de Santana, Bala Rocha, do presidente da CDSA, Edival Tork e outras autoridades que acompanharam a atracação. A operação reforça o protagonismo do Porto de Santana nessa nova conexão estratégica, tendo em vista a consolidação do Arco Norte no mercado internacional. “A nova rota representa uma redução significativa no tempo de transporte em até 30 dias e nos custos logísticos, que podem ser reduzidos em mais de 30%. Esse é um momento histórico que pode representar um novo momento para a economia, não só do Amapá, mas do país”, afirmou Tork. Segundo Davi Alcolumbre, a nova rota é um passo importante para impulsionar o comércio bilateral entre Brasil e China, promovendo a integração logística internacional, consolidando o Porto de Santana como uma porta estratégica para o comércio exterior. “Essa relação entre o Brasil e a China, e sobretudo de Santana. Sabemos da potencialidade que o Porto de Santana possui e vamos intensificar as relações comerciais e contribuindo com desenvolvimento econômico do país e do Amapá”, enfatizou Alcolumbre. Com a nova rota, o Amapá ganha visibilidade e abre novas possibilidades para o crescimento na movimentação portuária, na geração de empregos e no fortalecimento da economia local. Waldez Góes destacou o ministro Waldez Góes. “Estivemos na China para estreitarmos essa relação entre o Brasil e a China, e sobretudo de Santana. Sabemos da potencialidade que o Porto de Santana possui e vamos intensificar as relações comerciais e contribuindo com desenvolvimento econômico do país e do Amapá”, reafirmou. Clécio Luís disse que é importante reforçar o papel econômico da Porto de Santana para o desenvolvimento do Amapá. Ele reforçou que a nova rota poderá representar um novo momento para o município de Santana. “Não só o Amapá ganha, mas o Brasil e sobretudo, Santana. Vejo um cenário promissor e maravilhoso para esta cidade”, reforçou. Na operação que marcou a atracação do primeiro navio, houve o desembarque simbólico do primeiro contêiner. Bala Rocha, afirmou que novos investimentos serão possíveis com a nova rota. “Essa rota vai gerar muitos dividendos para o Brasil e consequentemente, para Santana. Nossa expectativa é que com mais clientes utilizando o Porto de Santana, aumentarmos a movimentação. Isso é muito bom, porque teremos mais lucratividade para a companhia que poderá investir na melhoria da estrutura”, finalizou Bala Rocha.

Jonhwene Silva - Comunicação/CDSA

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