CDSA realiza operação de dragagem no píer 1 visando melhorar operações de navios
-
-

A Companhia Docas de Santana (CDSA), está realizando o serviço de dragagem no píer 1 de acesso ao Porto Organizado de Santana. A operação deverá melhorar as operações de atracação e desatracação de navios cargueiros, que ocorrem diariamente e são fundamentais para segurança portuária e manobras dos cargueiros.
O serviço manutenção através de dragagem ocorre uma vez ao mês, sempre em há a necessidade e espaço na janela de navios no porto. A operação é importante e serve para garantir a profundidade de 11,5 metros de calado e 12,5 de profundidade, o que dá mais segurança para as manobras dos navios cargueiros.
A dragagem é fundamental em virtude do assoreamento natural que ocorre em virtude da movimentação de navios, além da enchente e vazante da maré. São sedimentos que acabam se acumulando no fundo do rio e acabam prejudicando a eficiência das manobras. De acordo com Josivaldo Soares, chefe da seção de Engenharia, Infraestrutura e Projetos da CDSA, é preciso sempre realizar essa operação.
“O vai e vem da maré, aliado ao movimento dos navios, acabam resultando no acúmulo de dejetos no fundo rio. Com o tempo, isso pode provocar alguma dificuldade para os navios no momento de atracação ou desatracação. Por isso, a CDSA sempre planeja esse tipo de operação de dragagem, aproveitando alguma janela entre os navios e durante alguns dias, a ocorre esse tipo de serviço”, disse Soares.
Jonhwene Silva - Comunicação CDSA