Terminal Hidroviário de Santana: um novo momento para a navegação de passageiros e cargas no Amapá
-
-

A população de Santana celebrou, nesta sexta-feira (30), da entrega oficial da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), o novo Terminal Hidroviário do município. A solenidade contou com a presença do presidente da Companhia Docas de Santana (CDSA), Edival Cabral Tork, do prefeito de Santana, Bala Rocha, do senador Randolfe Rodrigues, Governador Clécio Luís, do senador Davi Alcolumbre, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A obra, que recebeu investimentos aproximados de R$ 23 milhões do Governo Federal, representa a concretização de um antigo anseio da população santanense, especialmente de ribeirinhos, trabalhadores do transporte fluvial e usuários que dependem diariamente da navegação para deslocamento entre o Amapá e o Pará.
“Esse é um momento histórico para o nosso município. São anos em que a população aguarda esse terminal, para dar mais conforto mais dignidade para as pessoas. Estamos concretizando e realizando o sonho de muitos trabalhadores aqui do Área Portuária e tenho certeza, mais que um espaço de idas e vindas, será um terminal de contemplação às margens do rio Amazonas”, destacou o prefeito Bala Rocha.
Durante o evento, Edival Tork destacou a importância estratégica do novo terminal para o desenvolvimento regional, ressaltando que a IP4 fortalece a infraestrutura portuária, melhora a mobilidade e garante mais dignidade e segurança aos usuários do transporte hidroviário.
“O porto possui uma importância fundamental no setor hidroviário fluvial. A infraestrutura que agora os passageiros terão, representa a melhoria da qualidade de um serviço essencial no Amazônia. Por isso, considero que a navegação viverá um novo momento, a partir do novo terminal hidroviário de Santana”, afirmou Tork.
A nova estrutura conta com aproximadamente 4 mil metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos, com guichês de atendimento, salas administrativas, lanchonetes e estacionamento. O terminal possui capacidade para atracação simultânea de até cinco embarcações, além de um cais flutuante moderno, projetado para se adaptar às variações da maré, característica fundamental da região amazônica.
“Aqui a história se faz presente. De um porto que possui uma importância significativa para o povo e o chamamos de o porto do povo de Santana. Os pioneiros desta cidade, desde a época de Juscelino Kubitscheck que esteve na inauguração do porto da Icomi, agora a população terá um espaço adequado e merecido. Não é justo, termos as idas e vindas das pessoas, sem um espaço adequado. Sem falar na economia que irá se movimentar aqui em Santana”, destacou Randolfe.
Voltado especialmente ao embarque e desembarque de passageiros, o terminal garante mais conforto e organização nas viagens para o Pará e para diversos municípios do Amapá. A IP4 também se destaca pelos avanços em mobilidade e segurança, oferecendo acessibilidade universal, áreas cobertas e espaços adequados para controle e circulação de usuários.
Luis Rebelo e Osvaldo Pinto da navegação Bom Jesus, destacaram que a construção do novo terminal, representa novas possibilidades de negócios. Segundo Luis, até junho deste ano, o planejamento de sua empresa é colocar navios partindo e chegando no porto de Santana, todos os dias.
“Uma infraestrutura desta, nos faz pensar em investir cada vez mais. Nós estamos finalizando a construção de um navio com capacidade para cerca de mil e duzentos passageiros. A ideia é colocá-lo na rota Santana/Belém, Belém/Santana, trazendo e levando cargas com passageiros”, anunciou.
Com a entrega do novo Terminal Hidroviário, Santana passa a contar com uma alternativa segura e estruturada, substituindo antigos pontos de embarque improvisados. A iniciativa deve impulsionar o comércio, o turismo e a integração regional, fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade de vida da população ribeirinha.
Jonhwene Silva / Comunicação CDSA