Companhia Docas de Santana Companhia Docas de Santana
  • Docas de Santana
    • Institucional
      • Breve Resumo do Porto
      • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • Relatórios da Diretoria
    • Conselhos
    • Ambiental
    • Licitações
    • Contratos
    • Estrutura Portuária
    • Acesso e Localização
  • Operacionais
    • Informações Operacionais
    • Programação de Navios
    • Tarifas Portuárias
    • Estatísticas
    • Áreas para uso temporário
    • Previsões de marés
    • Despachantes
    • Operadores Portuários
  • Segurança
    • Guarda Portuária
    • ISPS CODE
    • Acesso ao Porto
    • Credencias e Área
  • Informações
    • Tábua de Maré
    • Previsão do Tempo
    • Portal da Transparência
    • Contato

Contact Us

  • 4517 Washington Ave. Manchester, Kentucky 39495
  • (201) 555-0124
  • hello@purityiv.com

A+    |     A-    |     Contraste    |     Libras    |     Leitor de Tela     |         |         |         |         |         |         |         |    Webmail

Companhia Docas de Santana Companhia Docas de Santana
  • Docas de Santana
    • Institucional
      • Breve Resumo do Porto
      • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • Relatórios da Diretoria
    • Conselhos
    • Ambiental
    • Licitações
    • Contratos
    • Estrutura Portuária
    • Acesso e Localização
  • Operacionais
    • Informações Operacionais
    • Programação de Navios
    • Tarifas Portuárias
    • Estatísticas
    • Áreas para uso temporário
    • Previsões de marés
    • Despachantes
    • Operadores Portuários
  • Segurança
    • Guarda Portuária
    • ISPS CODE
    • Acesso ao Porto
    • Credencias e Área
  • Informações
    • Tábua de Maré
    • Previsão do Tempo
    • Portal da Transparência
    • Contato

 

SEP autoriza terminal privado da Cianport em Itaituba/PA
06.ago.

Em cerimônia que contou a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller, parlamentares e lideranças agrícolas, o ministro da Secretaria de Portos, César Borges, assinou nesta terça-feira, 05 de agosto, o termo de adesão que autoriza a Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport) a instalar uma Estação de Transbordo de Carga (ETC) no município de Itaituba, Distrito de Miritituba, no Pará.

A ETC Cianport terá capacidade para movimentar 3,5 milhões de toneladas de granéis sólidos/ano a partir da hidrovia do Tapajós e da hidrovia do Amazonas e, futuramente, por um Terminal de Uso Privado (TUP) da empresa a ser construído em Santana (AP).

“Isso significa que vamos escoar nossa safra pelo Equador, pela latitude zero, economizando mais de quatro mil milhas - em relação a determinados portos - para exportar para a Europa e para a Ásia pelo Canal do Panamá, que foi alargado”, disse o ministro César Borges.

O empreendimento demandará R$ 43,8 milhões em investimentos e passará a integrar o grupo de terminais portuários privados a serem utilizados para o escoamento de grãos produzidos na região Centro Oeste pela calha norte.

O objetivo é desafogar os portos do Sul e Sudeste e baratear o custo do frete do produto destinado à exportação. O ministro Neri Geller destacou que o Mato Grosso e o sul do Pará são hoje a vanguarda da produção agrícola nacional.

Acrescentou que o Mato Grosso produz mais de 47 milhões de toneladas de grãos, o equivalente a aproximadamente 29% a 32% da produção nacional. “Toda essa produção vindo pelo sul do País, por Paranaguá e Santos, acaba não só congestionando mas elevando o custo da produção, um recurso que poderia estar sendo novamente reinvestido na produção, gerando emprego e renda”. Segundo ele, considerando o preço base de Campinas (SP) - R$ 27,00 - o custo do frete chega a até 70% na venda da saca de milho produzido no sul do Mato Grosso.

O ministro César Borges ressaltou o esforço do governo para implantar uma nova logística no País, capaz de atender as demandas do setor produtivo. “É uma gama de ações do governo federal em todos os modais - hidroviário, rodoviário, ferroviário e na ampliação da capacidade portos - para que a produção agrícola possa ser escoada pelos portos localizados acima do paralelo 16. Essa é a meta. A calha norte está aí”, reforçou.

Borges observou que há uma cobrança muito grande pela infraestrutura nacional, mas há também um esforço muito grande do governo brasileiro em atender. ‘Quando falamos em calha norte, no uso da bacia amazônica e seus afluentes, como o Rio Madeira e o Rio Tapajós, no passado não tinha carga, não tinha demanda. Quando começou a ter demanda ela foi satisfeita até pelo próprio setor privado”.

Com a ETC da Cianport na Hidrovia do Tocantins, chegam a onze o número de instalações portuárias privadas autorizadas na região Norte desde dezembro do ano passado, ao amparo da nova Lei dos Portos. Até o momento foram assinados, ao todo, 24 contratos de novos empreendimentos privados em todo o país, totalizando R$ 9,4 bilhões em investimentos.

Além dos terminais privados, Borges citou que a SEP a e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estão trabalhando para liberar as primeiras renovações antecipadas de contratos de arrendamentos de áreas em portos públicos firmados após 1993, quando estava em vigor a antiga Lei dos Portos.

Segundo o ministro, existem 40 pedidos de renovação antecipada em análise. “Vamos começar e liberar após todo o exame legal e técnico que deve obedecer no caso de uma concessão, lembrando que isso será dado em contrapartida de novos investimentos que vão justificar a prorrogação do contrato”.

Fonte: SEP

Artigo anterior: Com investimento de R$ 500 mi, soja será escoada pelo Amapá em 2015 Anterior Próximo artigo: Postos avançados em portos organizados estão em fase de inauguração Próximo


Últimas Notícias

  • Avanço: Ministério dos Portos e Aeroportos garante R$ 12 milhões para pavimentação de vias da CDSA
    Avanço: Ministério dos Portos e Aeroportos garante R$ 12 milhões para pavimentação de vias da CDSA
    Notícias 16.set.
  • CDSA recebe a visita de grupo empresarial com atuação na área de petróleo e gás
    CDSA recebe a visita de grupo empresarial com atuação na área de petróleo e gás
    Notícias 12.set.
  • Histórico: Navio chinês atraca em Santana inaugurando nova rota marítima entre China e Brasil
    Histórico: Navio chinês atraca em Santana inaugurando nova rota marítima entre China e Brasil
    Notícias 01.set.
  • Membros da Antaq realizam visita institucional às dependências da CDSA
    Membros da Antaq realizam visita institucional às dependências da CDSA
    Notícias 01.set.
  • CDSA recebe a visita do Bispo da Diocese de Macapá Dom Antônio Assis
    CDSA recebe a visita do Bispo da Diocese de Macapá Dom Antônio Assis
    Notícias 27.ago.

Docas de Santana

  • Institucional
    • Breve Resumo do Porto
    • Missão, Visão e Valores
  • Legislação
  • Relatórios da Diretoria
  • Conselhos
  • Ambiental
  • Licitações
  • Contratos
  • Estrutura Portuária
  • Acesso e Localização

Operacionais

  • Informações Operacionais
  • Programação de Navios
  • Tarifas Portuárias
  • Estatísticas
  • Áreas para uso temporário
  • Previsões de marés
  • Despachantes
  • Operadores Portuários

Segurança

  • Guarda Portuária
  • ISPS CODE
  • Acesso ao Porto
  • Credencias e Área

Informações

  • Tábua de Maré
  • Previsão do Tempo
  • Portal da Transparência
  • Contato
R. Cláudio Lúcio Monteiro, 1380 Novo Horizonte, Santana - AP, 68925-000. Telefone +55 (96) 3281-7401