Atracado no píer 2 da CDSA, navio hidroceanográfico Vital de Oliveira recebe a visita de alunos da Capitânia dos Portos
-
-

Uma vasta programação de visita, foi realizada na quarta-feira (29), na área da Companhia Docas de Santana (CDSA), no município de Santana, Amapá. O navio de pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, que está atracado no píer 2, recebeu os alunos da Capitânia dos Portos que estão realizando cursos, sob a comando da Marinha do Brasil,
A atividade de cooperação CDSA/Capitânia dos Portos, proporcionou aos alunos uma vivência prática no ambiente naval, com a oportunidade de conhecer de perto as instalações, equipamentos e rotinas operacionais de uma das embarcações mais modernas da Marinha do Brasil. O diretor operacional, Edilson Barros, considera importante o estreitamento das relações entre as instituições.
“CDSA e Capitânia dos Portos, sempre teve uma cooperação e parceria muito boa. A gente considera fundamental ter essa relação para o fortalecimento de nossas operações portuárias. Com isso teremos mais segurança e conhecimento das pessoas nas águas do rio Amazonas”, reforça.
Durante a visita, os futuros aquaviários receberam orientações sobre segurança, navegação e as atividades de pesquisa e apoio científico desempenhadas pelo Vital de Oliveira, reforçando a importância da Marinha no desenvolvimento da mentalidade marítima e na formação profissional do setor aquaviário. São cerca de 120 alunos dos cursos de Marinheiro Fluvial de Convés (MFC), Marinheiro Fluvial de Máquinas (MFM) e do Curso de Adaptação para Aquaviários – Cozinheiro, Taifeiro e Saúde (CAAQ-CTS).
A ação integra a programação de atividades da CDSA e da Capitania dos Portos do Amapá, responsável pela formação e capacitação de aquaviários na região, contribuindo para o fortalecimento da segurança da navegação e do transporte fluvial na Amazônia.