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A visita ao Panamá aconteceu no último mês de setembro. Na ocasião o diretor-presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, e o Prefeito de Santana, Robson Rocha, participaram da Expo Logística Panamá 2013 e conheceram a estrutura logística do Canal do Panamá e a Zona de Livre Comércio de Cólon.
Nos quatro dias de visita, de 16 a 19 de setembro, o prefeito santanense e o presidente da CDSA cumpriram a agenda oficial da Comitiva do Governador do Estado, Camilo Capiberibe.
Em visita ao maior porto de cargas do Panamá, o Porto de Manzanillo, o presidente da CDSA, Edival Tork, afirmou que foi possível conhecer mais de perto a logística utilizada para o transporte de cargas no País. “Nosso principal objetivo era vivenciar de perto a logística de um porto moderno como este para que possamos ter exemplos para os próximos investimentos no porto da CDSA”, afirmou o presidente.
Durante reunião com executivos do Canal do Panamá o Prefeito de Santana, Robson Rocha, reforçou a importância estratégica do Porto de Santana para o desenvolvimento brasileiro.
De acordo com o prefeito, o Brasil tem, pela primeira vez, um plano para o transporte aquaviário até 2030. "Os portos de Santos e de Paranaguá estão estrangulados. Então, precisamos desenvolver alternativas. O Porto de Santana é uma realidade. Nós queremos desenvolvê-lo", pontuou.
Os executivos do Canal do Panamá apresentaram uma proposta logística para potencializar o escoamento da produção de minério e grãos, a partir do Porto de Santana, através de um mecanismo de navegação chamado "top-off". "Os produtos viriam de Santana em navios menores, tamanho Panamax (no caso do Amapá, até cinquenta mil toneladas) até o Canal do Panamá, e aqui, após a travessia no Oceano Pacífico, a carga seria transferida para navios de grande porte tipo 'cape-size', com capacidade de até 160 mil toneladas, para atender principalmente os mercados asiáticos", explicou o executivo do Canal do Panamá, Rodolfo Sabonge, que fez questão de mostrar estudo que revela que a ampliação do Canal do Panamá abrange interesses logísticos no Brasil, tendo o Porto de Santana como uma dessas áreas.


Aline Medeiros
Assessora de Imprensa
Companhia Docas de Santana - CDSA