Notícias

O Porto de Santana foi apresentado como opção para escoamento da safra agrícola de 2014/2015 do Mato Grosso durante visita da Comitiva Amapaense ao estado, formada pelo Prefeito de Santana, Robson Rocha, pelo Presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork e pela deputada Federal, Fátima Pelaes. A comitiva esteve durante dois dias, 6 e 7 de outubro de 2013, debatendo o assunto com autoridades e empresários da região.
Na ocasião, o grupo participou de agendas na Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes e na Federação da Agricultura de Mato Grosso – Famato. Dentre outros compromissos, a comitiva também visitou propriedades agrícolas, onde apresentou o potencial de carga do Porto de Santana, que vem de encontro com a necessidade entre os dois estados.
De acordo com o diretor presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, umas das principais vantagens do porto é a localização geográfica.
“Temos capacidade de recebimento de 400 contêineres, de armazenagem de 54 mil toneladas de grãos, além do custo de praticagem e estamos a 800 km do Porto de Miritituba”. Ele disse também que o porto está sendo preparado para aumentar a capacidade e que se encontra à disposição para movimentação de cargas. Tork também ressaltou que o Amapá já conta com algumas empresas de Mato Grosso na construção de infraestrutura para o armazenamento de grãos.
Este ano o Mato Grosso teve um crescimento de 13,3% na produção da safra agrícola - acima da média nacional, que foi de 12% - e vem se destacando como o maior produtor de grãos do país. Para o Mato Grosso, o Amapá é a opção mais viável para o escoamento de grãos devido ao seu posicionamento geográfico estratégico – localizado mais próximo do canal do Panamá, Europa e Ásia. Já para o Amapá, o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso pelo Porto de Santana irá gerar novos empregos, diretos e indiretos, e movimentará a economia local.
Para a deputada do Mato Grosso, Teté Bezerra (PMDB), que recepcionou a comitiva, a parceria entre os dois estados trará benefícios para ambos. “O trabalho em conjunto entre Mato Grosso e Amapá tem como objetivo buscar novas formas de parcerias para o escoamento da safra. O Estado produziu 45,7 milhões de toneladas na safra 12/13, cerca de 5 milhões de toneladas a mais do que foi na temporada passada. Encontrar espaço pra todas essa demandas é objetivo da visita”, define a deputada.


Aline Medeiros
Assessora de Imprensa
Companhia Docas de Santana - CDSA