Notícias

Durante dois dias, segunda e terça-feira desta semana, a empresa Companhia Norte de Navegação e Portos (CIANPORT) realizou audiências públicas na Ilha de Santana e no município Santanense. As audiências tiveram como objetivo a discussão do Estudo de Impacto Ambiental para a futura implantação do terminal portuário de uso privativo e unidade industrial para armazenamento de grãos da empresa CIANPORT.
Atualmente a CIANPORT atua na região centro-oeste do Brasil. Com a implantação do terminal de grãos no Porto Organizado da Companhia Docas de Santana, o terminal de uso privativo e a indústria processadora de soja, ambas na Ilha de Santana, a empresa espera facilitar a exportação do produto devido à localização estratégica do complexo portuário de Santana. Na audiência realizada em Santana o prefeito do município, Robson Rocha, falou da importância da implantação do projeto para o município, mas enfatizou também a necessidade de um planejamento adequado. “É preciso um planejamento de curto, médio e longo prazo para que o município e o Estado do Amapá tenham impactos positivos com a implantação desse projeto”, afirmou Robson Rocha.
Francinei Paixão, morador do bairro Novo Horizonte localizado próximo à CDSA em Santana, acredita que o projeto da CIANPORT irá gerar emprego para comunidade. “Temos a consciência que a empresa vai gerar empregos, mas gostaríamos que também prestassem atenção nas questões social, ambiental e qualificação profissional”, pediu o morador.
As audiências foram realizadas no Ginásio da Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, na Ilha de Santana, e na Câmara de Vereadores do município de Santana. Além da população local, participaram também dos encontros o diretor-presidente da CDSA, Edival Tork, a deputada federal, Fátima Pelaes, o vereador e presidente da Câmara municipal de Santana, Fábio Favacho, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Ambiental (IMAP).

Aline Medeiros
Assessora de Imprensa
Companhia Docas de Santana - CDSA