Notícias

Pela segunda vez no ano, os membros do Conselho de Autoridade Portuária do Amapá (CAP) reuniram-se na Companhia Docas de Santana. O encontro realizado na manhã desta sexta-feira (03) teve como pauta principal a discussão de soluções para tornar o porto mais eficiente e atender com qualidade as demandas que veem surgindo no decorrer do início deste ano.
Logo no início da reunião o presidente do CAP, Raul Moura de Sá, falou sobre o acidente ocorrido em março deste ano na empresa Anglo Ferrous. Para ele o acidente trouxe à tona alguns problemas como, a falta de espaço físico do porto e as condições das vias de acesso. “Esses problemas já existiam, só ainda não haviam sido solucionados e este é o momento para tomarmos as medidas corretas”, afirmou Raul.
Durante a reunião o presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, informou que Grupo de Trabalho Operacional, que o mesmo coordena, está tomando medidas emergenciais para solucionar o problema das vias de acesso à Companhia. “Ficou definido em reunião do GT Operacional que as empresas que possuem interesse em escoar o minério pelo porto irão realizar o serviço de tapa buraco nas vias de acesso à companhia”, disse Edival.
Quanto a capacidade do porto para receber novas embarcações, o presidente da CDSA informou que esta buscando medidas para solucionar esta demanda como, desocupar por pelo menos 15 dias o píer 2 hoje ocupado pela Petrobrás, para possibilitar que navios atraquem para receberem carregamentos de minério. “Estamos dialogando com a Petrobrás para que o seu navio que fica atracado diariamente possa sair por alguns dias, mas lembro que também não podemos deixar a cidade desabastecida de gasolina”, alertou o presidente da CDSA.
Para dar celeridade na resolução dos problemas do porto, o presidente do CAP informou ao final da reunião que levará esses assuntos à Brasília e buscará apoio para que o porto consiga o desenvolvimento necessário.
O próximo encontro do CAP será realizado no dia 07 de junho na sala de reuniões da Companhia Docas de Santana.

Aline Medeiros
Assessora de Imprensa
Companhia Docas de Santana - CDSA