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No último dia 9, o Porto de Santana, no Estado do Amapá, registrou um feito, com a realização de quatro manobras em uma única janela para manobras. Isso incluiu, pela primeira vez, duas operações de atracação e duas de desatracação. No píer 1, ocorreu a desatracação do Navio NORDIC DALIAN, que estava carregado com 33.000 toneladas de milho embarcados pela CIANPORT, seguido pela atracação do navio MEGHNA HOPE, que veio para carregar 50.000 toneladas de cavaco de madeira para AMCEL. No píer 2, a primeira manobra foi a desatracação do navio LIZSTAR, carregado com 10.500 toneladas de cromita embarcados pelo Grupo Serveporto/Norte Trading, seguida pela atracação do navio ASIAN KATRA, que veio para carregar 2.000 toneladas de óleo de soja em pallets e 5.000 toneladas de açúcar em big bags. O Porto de Santana está demonstrando um excelente desempenho, otimizando e maximizando suas operações portuárias e capacidade de carga e descarga de navios. Isso o coloca entre os principais portos do Arco Amazônico. O presidente da empresa, Sr. Edival Tork junto com sua equipe operacional e administrativa, tem desempenhado um papel fundamental nesse sucesso. Vale destacar que no segundo semestre de 2023, começou o carregamento de óleo de soja em pallets e açúcar em big bags via transbordo, com carga vinda de Manaus-AM com destino à Venezuela, assim como a descarga via transbordo para barcaças de arroz vindo da Guiana Inglesa com destino a Manaus. Isso demonstra a crescente importância e versatilidade do Porto de Santana em suas operações.

Créditos da matéria: Luiz Omar Pinheiro / 11 de janeiro de 2024