Notícias

No dia 22 de Setembro, no auditório da CDSA, a empresa Caramuru Alimentos S/A recepcionou convidados ilustres em um café da manhã empresarial para apresentação do Plano de Atividades da Empresa, incluindo seus projetos de melhoria para o Porto de Santana e para o Estado do Amapá. Entre os investimentos previstos para o terminal portuário está a ampliação da estrutura de shiploader, equipamento responsável por transportar a carga do solo para o navio. O novo equipamento prevê dobrar a capacidade de abastecimento de embarcações.

"Nossa expectativa é que o município e principalmente o porto, desenvolva com mais celeridade e traga benefícios, como geração de renda, modernizando os equipamentos portuários e permitindo uma agilidade maior no carregamento dos navios", pontuou o prefeito de Santana, Sebastião Rocha.

O presidente da CDSA, Edival Tork, ressaltou a importância logística do Porto de Santana para a Caramuru Alimentos, sendo o mesmo considerado estratégico para os investimentos da empresa visando o escoamento da produção de grãos e farelo de soja colhidos no Centro-Oeste, com uma redução de pelo menos 3 dias do tempo de viagem para a Europa em relação a outros portos.

A Caramuru Alimentos (Produtos Sinhá) é uma das principais empresas de processamento de soja, milho, girassol e canola do país, e já opera desde 2014 no porto, mas em contratos de transição, ou seja, com concessões renováveis a cada 6 meses. Em Agosto de 2021, arrematou em Leilão o direito de uso temporário da área MCP02, com um total de aproximadamente 3.187m². O contrato de Arrendamento, em processo de assinatura, terá duração de 25 anos, prorrogável a critério do Poder Concedente. A expectativa é que este novo contrato traga mais segurança para a Empresa na execução dos investimentos necessários.