Notícias

A Prefeitura de Santana iniciou a vacinação dos trabalhadores portuários contra a Covid-19 nesta quarta-feira (2). A imunização destes profissionais foi centralizada no posto de vacinação montado na Companhia Docas de Santana – CDSA e ocorreu a partir de uma lista nominal enviada à Secretaria Municipal de Saúde. No primeiro dia de atendimento foram imunizados 113 portuários vinculados à Autoridade Portuária e o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).

Estivador há 18 anos, Anderson Brito, de 43 anos, foi um dos trabalhadores que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca. Ele mantém as atividades como operador de máquina desde que a pandemia iniciou e a rotina de contato com pessoas de outros países como Japão, China e Índia era uma das preocupações. “Estávamos aguardando por este momento, pois a vacina é uma forma de garantir a prevenção contra essa doença”, comentou o portuário.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, explica que a estratégia do município segue as determinações do Ministério da Saúde, destinada ao portuário, incluindo os funcionários administrativos. “Iniciamos a imunização de um novo grupo para impedir a propagação da nova variante, com origem na Índia, no país. São trabalhadores que não interromperam suas atividades desde o início da pandemia e precisam da prevenção, em virtude da movimentação constante nos terminais”, acrescentou.

Para o diretor-presidente da CDSA, Edival Tork, a vacina é mais um fator de segurança para a saúde e continuidade dos serviços nos terminais portuários do município. “O trabalho dos portuários é importante para a economia da cidade e a imunização deste grupo garante segurança, pela exposição nas operações portuárias e atuação direta em cais e píeres”, enfatizou.

As doses serão distribuídas por etapas, de acordo com a disponibilidade de vacinas. Ao todo, a Prefeitura de Santana deve imunizar cerca de 300 trabalhadores que desempenham atividades portuárias na região.

 Fonte: Comunicação – Prefeitura de Santana