Notícias

O Presidente da Companhia Docas de Santana, Eider Pena, participou na última segunda-feira (15) como palestrante do Primeiro Seminário realizado no Amapá sobre a Economia do Agronegócio.

O evento foi realizado por um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Amapá em parceria com o SEBRAE-AP. Com objetivo de contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento do agronegócio no Amapá, o grupo de estudos da UNIFAP desenvolveu o seminário em que foram debatidos assuntos como: a produção de grãos no Amapá, questões fundiárias, o sistema de produção de soja no Mato Grosso e o escoamento da safra de grãos pelo Porto de Santana.

Na ocasião, o Presidente da CDSA apresentou a localização geográfica privilegiada do Porto de Santana que facilita, financeiramente, o escoamento da produção de grãos do Mato Grosso. “Apesar de não termos infraestrutura comparada aos demais portos do Brasil, nós temos a melhor localização do país. Nosso porto é competitivo na questão de logística”, afirmou Eider Pena.

O Amapá vem sendo considerado como uma das novas fronteiras agrícolas do país, uma vez que o processo de utilização das áreas agricultáveis no interior da Amazônia, atingiu recentemente o Estado. E o Porto de Santana é fundamental para este processo de crescimento econômico, visto que ele se tornará como principal rota para o escoamento da soja do Centro-oeste pelo Norte do Brasil.

O evento contou também com a participação da professora Drª da UNIFAP, Cláudia Chelala; do professor Drº da EMBRAPA, Antônio Claudio Almeida; do presidente da APROSOJA, Daniel Sebben; e do diretor presidente do IMAP, Luiz Henrique Costa.

 

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa- CDSA)