Notícias

Acompanhado do Governador do Amapá, Waldez Góes, de parlamentares estaduais e de uma comitiva de assessores, o Ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, esteve na manhã da última terça-feira (05) na Companhia Docas de Santana realizando visita técnica.

Recepcionado pelo Prefeito de Santana, Robson Rocha, e pelo Diretor Presidente da CDSA, Eider Pena, o ministro conheceu as instalações do porto organizado e teve a oportunidade de verificar pessoalmente as necessidades para o desenvolvimento portuário no Estado.

Durante a visita o ministro defendeu a ampliação do Porto de Santana. Para ele, o país está construindo uma nova estratégia de desenvolvimento, baseada em ampliação de oportunidades econômicas e capacitações educacionais. "O Amapá não deve ser apenas um corredor logístico para o escoamento dos grãos do centro-oeste. Essa é uma vantagem potencial do Estado, mas essa estrutura portuária que está sendo construída deve servir também para o escoamento de produtos locais", afirmou Mangabeira.

Na ocasião, o Governador Waldez Góes lembrou que todas as inúmeras vocações do Amapá, que estão saindo de um contexto de contribuição local, para expansão à nação brasileira necessitam da infraestrutura portuária da CDSA. “Ao mesmo tempo em que o Estado trabalha iniciativas para mobilizar e retomar as atividades, é preciso trabalhar intensamente para que a estrutura portuária cresça na mesma velocidade”, afirmou Waldez.

Após a visita técnica, o ministro realizou a palestra "Amazônia: a nova estratégia nacional de desenvolvimento", no Salão Nobre do Palácio do Governo, onde afirmou mais uma vez o potencial geográfico estratégico do Amapá.

 

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa – CDSA)