Notícias

Colaboradores da Companhia Docas de Santana reafirmaram o compromisso na ajuda para a mobilização nacional de Combate a Dengue e Chikungunya durante palestra realizada na empresa nesta segunda-feira, dia 09.

Para falar sobre o Dia “D” de combate as doenças, realizado no último sábado (07) em todo Brasil, a CDSA recebeu representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Santana. A ação teve como principal objetivo conscientizar os trabalhadores quanto às necessidades de extermínio dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Tanto a dengue quanto a chikungunya são doenças febris agudas causadas por um vírus, em que o principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Só este ano de 2015, diversos Estados brasileiros decretaram epidemia de dengue.

Em Santana, segundo Jebutum Rocha da Silva - Coordenador Geral de Dengue do município, apenas oitenta e cinco casos da doença foram registrados no fim do ano de 2014. Ele afirma que este número é baixo, mas que dados não oficiais dão conta do número maior de pessoas infectadas pelo vírus no município. “As pessoas adquiriram a cultura de não procurarem o posto de saúde quando estão com os sintomas da dengue, o que dificulta o registros dos casos”, disse o coordenador.

Outra preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Santana é a Chikungunya que passou a ter registro de casos no Amapá no fim do ano de 2014. Em Santana, três casos já foram notificados da doença. “Esses casos foram de pessoas oriundas do Oiapoque, nossa preocupação é que o vírus atinja pessoas residentes do município”, afirmou Jebutum.

Para combater o mosquito e eliminar os criadouros é necessário que a população fique atenta, principalmente nesse período de chuvas, aos locais que podem acumular água parada como, caixa d’água, vasos de plantas, pneus, entre outros.

Na CDSA a equipe do setor ambiental em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que atua dentro do porto, e a Secretaria Municipal de Saúde de Santana irá realizar ações de combate aos criadouros do mosquito dentro da área portuária e nas proximidades da companhia.

 

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa - CDSA)