Notícias

Nomeado pela presidente Dilma Rousseff como novo ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), o deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP) recebeu o cargo na manhã desta sexta-feira (02) do ministro César Borges, com quem já vinha discutindo a transição. O ato solene foi às 10h, em Brasília, na presença de convidados, como o líder do PMDB Eduardo Cunha, o ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha, de deputados, empresários e funcionários da pasta. Edinho estava acompanhado da esposa Maria Elza.

Na cerimônia, César Borges despediu-se do cargo destacando a “capacidade e experiência” do novo ministro. Em discurso, Edinho Araújo deu o tom do que pretende fazer no comando dessa pasta, considerada estratégica para tornar o Brasil mais competitivo e movimentar a economia.

“Espero ser à frente do Ministério de Portos um gestor global, um arquiteto da capacitação dos portos para o mundo de amanhã. Não estarei limitado ao resultado para o Brasil dos próximos quatro anos, mas com o olhar voltado para o futuro desta nossa grande Nação”, afirmou o ministro.

Edinho Araújo estabeleceu como prioridade solucionar os arrendamentos de áreas portuárias junto ao Tribunal de Contas da União e as pendências que emperram a nova Lei dos Portos, aprovada pela Câmara Federal e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2013. O ministro também defendeu a busca pela competitividade e uma “sinergia entre os modais de transportes rodoviário, ferroviário, hidroviário, portuário e aeroportuário”.

Assessoria de Comunicação

Social Secretaria de Portos - SEP/PR