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Instalada há pouco mais de dois anos no Amapá, a Companhia Norte de Navegação e Portos S/A (Cianport) foi uma das empresas que participou da rodada de palestras na tarde desta segunda-feira, 19, no Ceta Ecotel, onde acontece o Seminário Amapá Logística e Offshore.

A empresa apresentou o projeto de escoamento de grãos no Estado. "O Porto de Santana é nossa alternativa para o Norte da produção de Mato Grosso e do Amapá, na foz do Rio Amazonas, que pode baratear o frete em 30%", explicou o palestrante Cláudio Zacanaro, diretor da Cianport.

O projeto ampliará a competitividade dos produtos comercializados na região, uma vez que reduzirá custos de frete e tempo de transporte em relação às atuais rotas de escoamento. Vai ainda gerar empregos e renda nas cidades de Itaituba (PA) e Santana (AP) - onde serão construídas as estações de transbordo -, proporcionando o desenvolvimento da economia local e o fortalecimento do setor naval na Região Norte.

A rota para os grãos produzidos em Mato Grosso será a seguinte: Transporte da produção em carretas pela Rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) até o Porto de Miritituba (munícipio de Itaituba-PA); de lá, os grãos serão embarcados em balsas até o Porto de Santana e seguirão em navios graneleiros para o mercado internacional.

Mônica Silva (Da Redação - Agência Amapá)