Notícias

Em parceria com a Prefeitura de Santana, o Executivo estadual criará um espaço especificamente destinado a receber toda a infraestrutura necessária para a logística de escoamento dos principais produtos brasileiros de exportação: grãos, petróleo e bens industrializados. O anúncio foi feito durante a abertura do Seminário de Logística e Offshore, que ocorreu nesta segunda, 19, e terça-feira, 20, no Ceta Ecotel, em Macapá.

Na ocasião, o chefe do Executivo e o prefeito de Santana, Robson Rocha, assinaram um protocolo de intenções que visa estabelecer etapas jurídicas para um decreto de desapropriação na Ilha de Santana. A área vai possibilitar ao Estado dobrar a sua capacidade de infraestrutura portuária para 721 hectares naquela região.

De acordo como governador Camilo Capiberibe, o espaço deverá atrair investimentos com capital público e privado para tornar o Amapá uma base de apoio à exportação. "Será uma área de expansão da logística e infraestrutura portuária, como estocagem e entreposto para o agronegócio, a indústria em geral e a exploração de petróleo na costa amapaense. Trata-se de uma Zona de Processamento de Exportação, uma ZPE, para a qual já temos assegurados R$ 20 milhões destinados à implantação", explicou.

O vice-presidente do Congresso Nacional, senador Jorge Viana (AC), enfatizou a iniciativa do Amapá como fundamental como solução para o desenvolvimento da Amazônia e do país. "A posição geográfica do Amapá e a preparação do Estado feita pelo governador Camilo Capiberibe já são uma alternativa de solução para os gargalos do setor portuário brasileiro. Esse plano que o Amapá está desenvolvendo é fundamental para o desenvolvimento das exportações brasileiras e da Região Norte", analisou o senador.

Seminário

Com o tema "Interligando o Brasil ao Mercado Internacional", o evento possibilitou aos agentes envolvidos firmarem pactos de gestão e consolidação das atividades que farão das áreas portuárias um espaço multimodal, tornando-se uma alternativa de escoamento de grãos, principalmente a soja – entre outros produtos do agronegócio. Cristiano Almeida, representante da empresa Queiroz Galvão, que é uma das empresas que lidera pesquisa de prospecção de petróleo na costa do Amapá, enfatizou as experiências de Macaé e Rio das Ostras, cidades do Estados do Rio de Janeiro, que destinaram áreas para implantação das empresas que servem de base para operação de exploração de petroléo.

Elder de Abreu (Da Redação - Agência Amapá)