Notícias

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 09 de abril, em sessão plenária, a indicação dos novos diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), vinculada à Secretaria de Portos: Mario Povia, Fernando Fonseca e Adalberto Torkaski.

Os nomes dos diretores já haviam sido aprovados pela Comissão de Serviços de Infraestrutura da Casa durante sabatinas realizadas nos dias 26 de março (Povia e Fonseca) e 02 de abril (Torkaski).

No plenário, Mario Povia teve o nome aprovado por 48 votos a favor e oito contra, enquanto Fernando Fonseca teve 44 votos a favor, oito contra e uma abstenção. Torkaski obteve 48 votos a favor e 10 contra.

Diretores interinos da ANTAQ há mais de um ano, Fonseca e Povia, em suas exposições durante a sabatina na Comissão de Infraestrutura, abordaram diversos assuntos relacionados ao transporte aquaviário, entre os quais: o novo marco regulatório do setor portuário, a produção de estatísticas feita pela agência, a importância do desenvolvimento hidroviário e a contribuição do transporte multimodal para a logística do país.

Tokarski, por sua vez, que era superintendente de Navegação Interior da ANTAQ desde agosto de 2011 e gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior entre os anos 2006 e 2011, destacou o potencial hidroviário do país e a integração dos modais de transportes.

“Com cerca de 21 mil quilômetros de vias navegáveis, o Brasil tem um potencial hidroviário enorme. Nossos rios são vias que podem contribuir, de forma decisiva, para reduzir o custo Brasil e para desenvolver o país. Há, também, que se incrementar a multimodalidade, interligando os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário”, apontou durante a sabatina.

Assessoria de Comunicação Social
SECRETARIA DE PORTOS – SEP/PR